Custos de construção de habitação nova aumentam 5,9% em abril

Em abril, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado mais 1,3 pontos percentuais face ao observado no mês anterior.

São estes os dados revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, os custos de construção de habitação nova aumentam 5,9% em abril, mais 1,3 pontos percentuais (p.p.) face ao observado no mês anterior, enquanto que o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 3,7% e de 9,0% face ao período homólogo.

A variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) em abril foi 5,9%, taxa superior em 1,3 p.p. à observada em março. No mês em análise, os preços dos materiais aumentaram 3,7%, sendo que tinham registado 2,6% no mês anterior. O custo da mão de obra aumentou 9,0% (7,4% em março). De acordo com o INE, esta aceleração reflete em parte o efeito de base associado à redução de custos verificada em abril de 2020.

O INE dá ainda nota de que o custo da mão de obra contribuiu com 3,7% para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e a componente dos materiais contribuiu com 2,2 %.

No que respeita à taxa de variação mensal do ICCHN foi de 0,3% em abril, O custo dos materiais aumentou 0,8% e o custo da mão de obra diminuiu 0,4%. As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,5 e -0,2 pontos percentuais., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova.