Custos de construção aumentaram 5,1% em março

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 5,1%, mais 2,8 pontos percentuais em relação ao mês anterior.

De acordo com o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística – INE, o preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações de 3,3% e de 7,6% face ao período homólogo,

Segundo o relatório do INE, no mês em análise, a variação homóloga estimada foi de 5,1%, taxa superior em 2,8 p.p. à observada em fevereiro. Em março, os preços dos materiais aumentaram 3,3% (2,8% no mês anterior). O custo da mão de obra aumentou 7,6% (1,7% em fevereiro). Este aumento reflete essencialmente o efeito de base associado à redução de custos verificada em março de 2020.

O custo da mão de obra contribuiu com 3,1p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova e a componente dos materiais contribuiu com 2,0 p.p.. Quanto à taxa de variação mensal do ICCHN foi de 1,3% em março, o custo dos materiais aumentou 0,1% e o custo da mão de obra 3,1%.

As componentes mão de obra e materiais contribuíram com 1,3 e 0,0 p.p., respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN.

O Índice de Custos de Construção de Habitação Nova é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.