Custos de construção aumentam 13,4%

O preço dos materiais e o custo da mão de obra apresentaram, respetivamente, variações homólogas de 17,5% e de 7,7%.

Em julho, a variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) foi 13,4%, taxa superior em 0,9 p.p. à observada em junho, de acordo com o INE. Os preços dos materiais aumentaram 17,5%, acelerando 0,9 p.p. face ao mês anterior e o custo da mão de obra aumentou 7,7% (6,8% em junho).

O custo dos materiais contribuiu com 10,2 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN (9,7 p.p. em junho) e a componente mão de obra aumentou a sua contribuição para 3,2 p.p. (2,8 p.p. no mês anterior). Entre os materiais que mais contribuíram para esta evolução estão os produtos cerâmicos, com crescimentos homólogos de cerca de 70%. O gasóleo apresentou um crescimento homólogo acima dos 30%. As madeiras e derivados de madeira, o cimento, os aglomerados e ladrilhos de cortiça e as obras de carpintaria e os tubos de PVC apresentaram crescimentos homólogos superiores a 20%.

Relativamente ao Índice de Produção na Construção, o boletim hoje divulgado pelo INE informa que o mesmo cresceu 0,5 pontos percentuais (p.p.) para uma variação homóloga  de 2,1% em julho.

O índice de produção na construção passou de um aumento homólogo de 1,6% em junho para 2,1% em julho, em resultado de acelerações em ambos os segmentos:

–  A Construção de Edifícios aumentou 2,4% em julho (1,9% em junho);

– A Engenharia Civil passou de uma variação de 1,0% para 1,8% em julho.