Confiança da Construção e Obras Públicas e Serviços diminuiu em dezembro

O decréscimo refletiu o contributo negativo das apreciações sobre a carteira de encomendas.

De acordo com os dados avançados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística – INE, dos Inquéritos de Conjuntura às empresas e aos Consumidores, o Indicador de confiança dos consumidores aumentou em dezembro, contrariando o crescimento negativo dos três meses anteriores.

Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora e do Comércio cresceram, enquanto que os indicadores da Construção e Obras Pública e Serviços diminuíram, face a novembro. Segundo o INE, os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda apresentam uma diminuição na Indústria Transformadora, no Comércio e na Construção e Obras Públicas, sendo que nos Serviços aumentou, estando ainda num nível inferior ao máximo da série, que foi registado em abril.

No que toca ao Inquérito Qualitativo de Conjuntura à Construção e Obras Públicas (ICCOP), o Indicador de confiança da Construção e Obras Públicas diminuiu em dezembro, após ter apresentado um crescimento em novembro. Esta evolução refletiu o contributo negativo das apreciações sobre a carteira de encomendas, sendo que o saldo das perspetivas de emprego aumentou.

Segundo o INE, o Indicador de confiança decresceu nas divisões de Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios, bem como de Engenharia Civil, sendo mais expressivo no primeiro caso, e aumentou na divisão de Atividades Especializadas de Construção.

O saldo das apreciações da atividade nos últimos três meses cresceu ligeiramente no mês em análise, após ter diminuído de forma acentuada em novembro.

O saldo das perspetivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses diminuiu entre outubro e dezembro, de forma expressiva no último mês, afastando-se assim do valor máximo da série, registado em junho.