Confiança da Construção e Obras Públicas aumenta em novembro

A evolução refletiu o contributo positivo das apreciações sobre a carteira de encomendas.

De acordo com os dados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, ontem divulgados pelo Instituto Nacional de estatística, o Indicador de confiança dos Consumidores diminuiu marginalmente e o indicador de clima económico aumentou, em novembro.00

Os indicadores de confiança da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, do Comércio e dos Serviços subiram relativamente ao mês anterior. Segundo o INE, os saldos das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuíram na Indústria Transformadora, no Comércio e, de forma ligeira, na Construção e Obras Públicas, enquanto nos Serviços este saldo cresceu. Contudo, permaneceu num nível inferior ao máximo da série registado em abril.

No que diz respeito ao Inquérito Qualitativo de Conjuntura à Construção e Obras Públicas (ICCOP), o indicador de confiança da Construção e Obras Públicas subiu em novembro, após ter decrescido em outubro. Evolução que refletiu o contributo positivo das apreciações sobre a carteira de encomendas, sendo que o saldo das perspetivas de emprego diminuiu.

Segundo o INE, o indicador de confiança aumentou nas divisões de Engenharia Civil e de Atividades Especializadas de Construção, de forma mais expressiva no primeiro caso, tendo decrescido na divisão de Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios.

O saldo das apreciações da atividade nos últimos três meses diminuiu de forma acentuada em novembro, após ter aumentado ligeiramente em outubro, indica o Inquérito Qualitativo de Conjuntura à Construção e Obras Públicas.

O saldo das perspetivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses diminuiu de forma ténue em outubro e novembro, depois de ter aumentado em setembro, permanecendo num nível inferior ao valor máximo da série atingido em junho.