Concursos de obras públicas promovidos sofrem queda de 16%

No final do 3º trimestre os contratos celebrados mantêm crescimento, apesar da queda verificada nos concursos.

De acordo com o Barómetro das obras públicas apresentado ontem pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), ao longo dos primeiros três trimestres do ano, os concursos de empreitadas de obras públicas promovidos somaram um total de 3.142 milhões de euros. Este valor corresponde uma queda de 16% quando comparado com igual período de 2020. Segundo a associação “Há sete meses consecutivos que o montante total de concursos de obras públicas que é objeto de anúncio de abertura de procedimento regista variações homólogas acumuladas negativas, face ao ano passado.”

No que diz respeito aos contratos celebrados, até final de setembro, os contratos de empreitadas celebrados e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, registam 2.107 milhões de euros, estando 26% acima do montante apurado no período homólogo de 2020.

No que concerne, aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, os mesmos representaram 459 milhões de euros, mais 19% em termos homólogos.

O total de contratos de empreitadas celebrados nos primeiros três trimestres de 2021 e registados no Portal Base, ascendeu aos 2.817 milhões de euros, valor que representa uma variação homóloga de 22%, relativamente ao período homólogo do ano passado.