Concursos de obras públicas promovidos com redução de 29% até abril

Em abril concursos promovidos atenuam variação negativa e contratos celebrados mantêm tendência de crescimento.

Este é o resultado apresentado pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas) no barómetro das obras públicas. Por um lado, os concursos de obras públicas promovidos mostram uma redução de 29% até abril, quanto aos contratos celebrados de empreitadas de obras públicas, foi registado um crescimento de 46%, na variação homóloga anual.

De acordo com a AICCOPN, nos quatro primeiros meses do ano, foi promovido um montante total de concursos de empreitadas de obras públicas de 1.381 milhões de euros, o qual traduz uma redução de 29% face ao mesmo período do ano anterior, recuperando face à variação de -42% verificada no mês anterior.

Segundo o barómetro, estas quebras devem-se a um efeito base resultante de um volume de promoções excecionalmente elevado registado em março de 2020.

Quanto aos contratos de empreitadas celebrados até ao final de abril e reportados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos totalizaram 975 milhões de euros, valor a que corresponde uma variação de 57% em termos homólogos.

No que concerne aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram, no primeiro quadrimestre de 2021, 156 milhões de euros, o que representa mais 8% que o montante apurado em igual período do ano passado.

O total de contratos celebrados nos primeiros quatro meses do ano, no seu conjunto, situou-se nos 1.206 milhões de euros, mais 46% que o valor apurado no ano anterior.