Concursos de obras públicas promovidos caem 8% em Março

Volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 892 milhões de euros.

Segundo o Barómetro das obras públicas, divulgado ontem pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), no primeiro trimestre de 2022, o mercado de obras públicas observou uma quebra nos volumes de concursos promovidos e de contratos celebrados.

No que diz respeito ao volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos no primeiro trimestre de 2022, o mesmo atingiu os 892 milhões de euros, menos 8% que o verificado no trimestre homólogo de 2021, entrando em terreno negativo após a variação nula ocorrida no mês de fevereiro passado.

No que concerne aos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e objeto de reporte no Portal Base, o primeiro trimestre de 2022 encerra com uma variação significativamente negativa, atingindo-se um volume de apenas 413 milhões de euros, valor que é 56% inferior ao registado no mesmo período de 2021, prolongando-se uma variação negativa em termos homólogos acumulados que se regista desde dezembro.

A AICCOPN indica ainda que no âmbito da modalidade de concursos públicos, o total de contratos celebrados foi de 315 milhões de euros, menos 52% que o apurado em idêntico período de 2021. Quanto aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, os mesmos totalizaram 79 milhões de euros, menos 36% em termos homólogos acumulados.