Concursos de obras públicas aumentam 203% em janeiro

Janeiro verifica um aumento significativo dos concursos promovidos e dos contratos celebrados.

De acordo com o Barómetro das obras públicas, divulgado ontem pela AICCOPN (Associação Dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), o volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos situou-se no mês de janeiro nos 651 milhões de euros, o que representa um significativo aumento de 203% face ao mês homólogo de 2022.

Segundo a informação disponível, o volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados no mês em análise e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de fevereiro, foi de 180 milhões de euros. O montante representa um crescimento de 141%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

No que concerne aos contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos em janeiro de 2023, os mesmos situaram-se nos 151 milhões de euros, mais 157% que o apurado em igual período de 2022. Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias totalizaram 26 milhões de euros no mês em análise, mais 112% em termos homólogos.