Concursos de empreitadas de obras públicas promovidos caem 5%

Entre janeiro e junho foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de 2.217 milhões de euros.

De acordo com o Barómetro das obras públicas, divulgado hoje pela AICCOPN -Associação Dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, o mês de novembro mantem a tendência registada no mês anterior, em relação às promoções de obras públicas e contratos celebrados.

O volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu, até ao final de setembro, os 3.265 milhões de euros, o que se traduz numa queda de 5% face ao apurado no mesmo período de 2021, e uma variação menor (11%) que a redução observada no mês anterior em termos homólogos.

No decorrer dos 11 primeiros meses de 2022, foram celebrados e registado no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de 2.217 milhões de euros, valor que significa um decréscimo de 38% em termos homólogos, sendo, no entanto, uma variação menos negativa que a apresentada no barómetro anterior (-40%).

Por modalidades, a AICCOPN dá conta que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos atingiram, até ao final de setembro, os 1.706 milhões de euros, registando menos 34% em termos homólogos. Por outro lado, os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Diretos e Consultas Prévias alcançaram os 376 milhões de euros, uma redução de 36% face ao mesmo período homólogo.