Concursos de empreitadas de obras públicas promovidos caem 19%

Entre janeiro e junho foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de 1.045 milhões de euros.

Segundo o Barómetro das obras públicas, divulgado ontem pela AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas), o primeiro semestre de 2022 termina com variações homólogas negativas no mercado de empreitadas de obras públicas.

Entre janeiro e junho deste ano, o volume de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu os 1.775 milhões de euros, registando menos 19% que o apurado no semestre homólogo de 2021 refletindo o impacto da ausência do Orçamento de Estado para 2022, o qual só entrou em vigor no passado dia 28 de junho.

Também no primeiro semestre foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas num total de apenas 1.045 milhões de euros, valor que é 51% inferior ao observado em igual período de 2021.

Por modalidades, a AICCOPN dá conta que os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos totalizaram, no semestre, 799 milhões de euros, registando menos 51% em termos homólogos. Por outro lado, os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram 194 milhões de euros, menos 40% que o registado no primeiro semestre do ano passado.