Concursos de empreitadas de obras públicas promovidos caem 11%

O valor total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos nos primeiros dez meses de 2022 foi de 2.947 milhões de euros.

De acordo com o Barómetro das obras públicas, divulgado pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, o mercado de obras públicas no mês de outubro registou uma evolução menos negativa, quer nos concursos promovidos como nos celebrados.

Entre janeiro e outubro deste ano, foram promovidos concursos de empreitadas de obras públicas no valor de 2.947 milhões de euros, um valor que se traduz numa quebra de 11% face a igual período de 2021, representando, no entanto, uma recuperação em relação às quebras de 16%, 18% e 15% registadas em setembro, agosto e julho, respetivamente.

Também nos primeiros dez meses de 2022 foram celebrados e registados no Portal Base contratos de empreitadas de obras públicas no valor total de 1.928 milhões de euros, montante que corresponde a uma variação negativa de -40% em termos homólogos, apresentado uma quebra menor do que as divulgadas anteriormente nos últimos três Barómetros (variações de -43% em setembro, -47% em agosto e -50% em julho).

Por modalidades, a AICCOPN dá conta que os contratos de empreitadas celebrados no contexto de concursos públicos totalizaram, no mesmo período, 1.508 milhões de euros, registando menos 37% em termos homólogos. Não obstante, os contratos celebrados nas modalidades de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram os 329 milhões de euros, o que se traduz em menos 40% em termos homólogos.