“Como é que a rede social com mais utilizadores em Portugal continua a ser tão ignorada pelos Consultores Imobiliários?” – Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

Bruno Coelho, CO-CEO e Diretor de Marketing do Grupo Zome Pr1me

O Youtube, em Portugal e de acordo com o estudo Global Web Index, tem a maior percentagem de utilizadores entre os 16 e os 64 anos – são mais de 90% de utilizadores.

Facto que se torna ainda mais interessante quando pensamos no número de pessoas, da população portuguesa, que se pode impactar através de Publicidade no Youtube cerca de 71,6% quando comparado com 58,6% do Facebook.  O que me leva ao tema inicial: Porque é que o mercado Imobiliário ainda não está a aproveitar o Youtube?

É realmente importante perceber que, de momento, o Youtube pode muito bem ser a forma mais eficaz e económica de gerar leads online, especialmente depois das restrições de audiências publicitárias nas restantes plataformas. O importante – uma estratégia bem definida, contudo, os resultados não serão imediatos. E, como digo sempre, antes de abrirmos um perfil no Youtube e começar a carregar vídeos convém definir bem o que queremos fazer, com uma estratégia de marketing diferenciadora e conteúdos originais. Procurem colocar-se no lugar do vosso cliente, o que é que gostariam de ver se fossem ele. Eis algumas sugestões para fazer crescer, no Youtube, o seu negócio imobiliário em 2022:

Utilize o SEO (otimização do motor de busca) a seu favor. Ao contrário do Google, em que chegar aos primeiros resultados pode demorar anos, no Youtube o SEO é mais simples e orgânico. Tem apenas que investir num bom título, com as Keywords (palavras-chave) corretas e escrever uma descrição longa e atrativa. E não se esqueça, quanto melhor for o seu vídeo e mais cativante, mais tempo o utilizador o vai ver, potenciando assim o mesmo, uma vez que o tempo médio de visualização é um dos critérios mais valorizados por o Youtube (a retenção da audiência).

Seja consistente. Este conselho é válido para várias vertentes. Se está a pensar que vai obter vários leads após colocar um anúncio desengane-se. Desenvolva um calendário de publicações e mantenha-se fiel a ele. Para além disso, é importante ser consistente com o visual e tipo de conteúdo que estamos a criar. Se começamos a ter seguidores é porque gostam de nós e do que estamos a fazer. Se mudamos o estilo será que se vão manter?

Faça conteúdos intemporais (ou como se diz na gíria online – evergreen). Ao fazer um conteúdo intemporal estamos a criar algo que é relevante sempre. Se está a fazer um guia de como comprar casa não coloque tendências atuais e, se o quer fazer, faça-o separadamente.

Seja original, mas não pense demais. É importante que o vídeo tenha o seu cunho, mas mais vale fazer “no imediato” do que ficar à espera. O que queremos é criar muitos conteúdos relevantes e, para isso pode basear-se nalgumas das seguintes ideias: Guias, imóvel da semana, testemunhos, lives, o que fazer no bairro, como aprovar um crédito, como fazer uma mudança, como investir em Imobiliário, etc.

Aumente o seu negócio com o Youtube com estas recomendações. Experimente, pode ser que seja surpreendido e, acima de tudo, recompensado.