Chegam a Portugal dois novos produtos que revolucionam a sustentabilidade na construção

Inovações da Giménez Ganga chegam a Portugal: Cortinas e estores produzidos com plástico reciclado e Lonas Green que oxigenam o ar.

A Giménez Ganga, de acordo com a sua estratégia de inovação e o compromisso de aumentar os níveis de sustentabilidade ambiental, continua a criar soluções disruptivas que estão a mudar o paradigma da sustentabilidade da construção.  Com a primavera, chegam duas novas gamas de produtos que comprovam que a inovação é o fator fundamental para criar produtos totalmente enquadrados nas metas da economia circular e da descarbonização. A primeira novidade são as Lonas Green da Saxun que oxigenam o ar e a segunda são os tecidos Cosmo Perla Saxun produzidos com plástico reciclado.

“Atualmente, os consumidores procuram eficiência nos materiais e sistemas construtivos, mas também exigem, cada vez mais, que a indústria promova a inovação e apresente soluções que assegurem menor impacto ambiental e níveis mais elevados de sustentabilidade. A estratégia de inovação que assumimos está intrinsecamente ligada ao nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental. Num mundo cada vez mais interligado, a nossa saúde depende incontornavelmente da saúde do planeta. O futuro começa hoje e se será sustentável, ou não, depende apenas das nossas opções”. Refere Pedro Giménez Barceló, CEO da Giménez Ganga.

A Giménez Ganga acaba de criar um novo material para as suas cortinas e estores Saxun que incorpora um tecido feito de PET e 100% reciclado de garrafas de plástico. Os novos tecidos Cosmo Perla da Saxun fazem mais do que proporcionar design e tecnologia de ponta para assegurar níveis superiores de proteção térmica e solar das habitações. Protegem também os recursos naturais do planeta, porque os resíduos estão a invadir os oceanos, a ameaçar a biodiversidade marítima e a comprometer a sustentabilidade ambiental do planeta, o que torna a reutilização do plástico um dos maiores desafios da actualidade.

A oxigenação do ar já não é só realizada por árvores e plantas. Graças à inovação dos seus fornecedores Sauleda e Pureti, a Saxun incorporou na sua linha de tecidos para exteriores uma das inovações mais disruptivas, a nível global, em termos de proteção do ambiente: as Lonas Green, que reduzem os poluentes atmosféricos como os óxidos de nitrogénio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e compostos orgânicos voláteis (VOC), produtos químicos que contêm carbono e existem em todos os elementos vivos. O acabamento desta linha de tecidos atua na incidência dos raios UV promovendo um processo químico que purifica e oxigena o ar, absorvendo o dióxido de carbono e transformando-o em oxigénio.

Depois do desenvolvimento de tecnologia inovadora, é a vez de o design se aliar aos objetivos da sustentabilidade ambiental para disponibilizar uma grande variedade de cores para que o cuidado com o ambiente se adapte perfeitamente à arquitetura de cada fachada e ao gosto de cada um.

Fundada em 1959, em Alicante, capital da província com o mesmo nome, na comunidade de Valência, em Espanha, a Giménez Ganga é a maior empresa ibérica no seu sector de atividade. Com uma faturação anual de cerca de 130 milhões de euros, emprega 800 trabalhadores, gera cerca de 4000 postos de trabalho indiretos e integra mais de 23 distribuidores, que asseguram a atividade da empresa em 70 países. O posicionamento de mercado é assumido com base em duas marcas: Giménez Ganga e Saxun. O portefólio de soluções sob a marca Saxun integra pérgulas bioclimáticas, toldos, pérgulas de lona, cortinas, estores e protetores de vento.