Certificação ambiental internacional atribuída ao Edifício Sede do BPI no Porto

O compromisso do BPI com a melhoria contínua do desempenho ambiental foi reconhecido pela consultora internacional Bureau Veritas.

O BPI anunciou a certificação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental, dos seus dois edifícios na Invicta, Boavista (sede do banco) e Saudade, segundo avança em publicação o Diário Imobiliário.

A consultora internacional Bureau Veritas, reconheceu o compromisso do BPI com a melhoria contínua do desempenho ambiental, tendo revalidado a certificação, que foi anteriormente atribuída em 2021 ao SGA do Edifício da Casal Ribeiro, em Lisboa.

Estes certificados comprovam a implementação e conformidade do SGA com a Norma Internacional ISO 14001:2015, sendo que englobam toda a atividade operacional das instalações do BPI anteriormente referidas, bem como produtos e serviços e a cadeia de fornecimento.

Desde 2018, e no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, o BPI tem vindo a implementar e monitorizar planos de ação com objetivos ambientais, desde medidas de eficiência energética, mobilidade sustentável, neutralidade carbónica, definição de critérios ambientais para a sua cadeia de fornecimento e também o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis.

O banco BPI encontra-se a produzir cartões bancários BPI feitos em PVC reciclado, com o intuito de reduzir a pegada de carbono da produção de cartões e promover a economia circular, uma vez que o PVC reciclado (PVC-R) é feito inteiramente de materiais reutilizados, permite reduzir o impacto ambiental sem afetar a durabilidade dos cartões. A emissão e gestão dos cartões é assegurada pelo CaixaBank Payments & Consumer, filial do grupo CaixaBank, que é acionista do BPI, e que atua nas áreas do financiamento ao consumo e meios de pagamento, em Portugal.