Cerberus Capital Management vai vender Staples em Portugal

A gestora de fundos Cerberus vai vender nos próximos meses o negócio da Staples em Portugal.

A Staples, cadeia de lojas de material de escritório e papelaria, que conta com uma rede de mais de três dezenas de lojas e cerca de 700 colaboradores em Portugal, informou sobre a transação. Os valores da operação são ainda desconhecidos, tal como os investidores.

De acordo com o Jornal de Negócios, a Staples chegou a um acordo para a venda das suas unidades de negócio na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Áustria e Polónia. O anúncio surge após, já este ano, ter vendido a unidade de centros de distribuição no Reino Unido e ter alienado a área de contratos internacionais. A Staples revelou que pretende alienar “nos próximos meses” as restantes unidades de negócio na Europa  (em Portugal, no Benelux e Finlândia), referindo que conta com vários interessados.

Desde 2017, que a Staples é controlada maioritariamente pela gestora de fundos Cerberus e conta com uma rede de 33 lojas em Portugal com aproximadamente 700 colaboradores.

De acordo com o Negócios, Dolph Westerbos, CEO da Staples, refere que “nos últimos anos criámos um negócio melhor e uma forte cultura empresarial com o apoio contínuo do nosso acionista Cerberus. Com a conclusão bem sucedida da nossa transformação, agora é a altura certa para o nosso acionista sair”.

Ainda em comunicado, Dolph Westerbos , refere que “Fico satisfeito por termos assegurado futuros sólidos para as nossas unidades de negócio e orgulho-me que o nosso pessoal e clientes sejam um ativo para os grandes ‘players’ estratégicos que vão integrar”.

Após a entrada da Cerberus Capital Management, a Staples tem vindo a desinvestir na Europa. Em 2019 vendeu as unidades de negócio em França, Espanha e Itália à francesa Raja, empresa ligada ao setor da embalagem.

A Cerberus é uma empresa americana de private equity, especializada em investimentos para resgatar setores, com sede em Nova York, é um investidor com forte presença em Portugal, particularmente no setor imobiliário, mas também noutros setores.