CCA Law Firm e RICS Portugal em debate sobre construção em Portugal

O evento promoveu um debate sobre a atualidade e o futuro da construção em Portugal.

A sede da CCA Law Firm foi ontem palco do evento dedicado ao tema “A Construção em Portugal, desafios, medidas e globalização”. Em parceria com o RICS, a CCA Law Firm organizou a conferência que contou com a participação de Madalena Azeredo Perdigão, Sócia de Imobiliário da CCA Law Firm, Bruno de Carvalho Matos, Vogal do RICS Portugal e José Covas, Presidente do RICS Portugal.

O setor da construção, considerado um dos mais importantes condutores da economia portuguesa, enfrenta inúmeros desafios relacionados com a sua elevada fragmentação e volatilidade; baixa produtividade; inovação limitada, formação e qualificação insuficientes; concorrência centrada no preço e regulação deficitária.

Bruno de Carvalho Matos, Vogal do RICS Portugal, logo no início do encontro, contextualizou a construção em Portugal, os desafios da indústria da construção e o papel que o RICS pode ter. De acordo com o responsável, “A construção em Portugal é o imobiliário, engenharias, arquitetura, etc. tudo gera riqueza ao PIB. Desde 2017 que assistimos à recuperação económica, da construção inclusive. A construção foi dos sectores mais resilientes durante o COVID e mais de 99% da indústria da construção são PME’s”.  Quanto à gestão de projeto, Bruno de Carvalho Matos, salienta que “A gestão de projeto é uma disciplina bastante vasta, na cadeia de valor da construção. (…) É acerca do ciclo de vida de uma obra. “

José Covas, Presidente do RICS Portugal, que participou também enquanto moderador, questionou Madalena Azeredo Perdigão, Sócia de Imobiliário da CCA Law Firm, acerca dos desafios da parte processual. Colocando-se na pele do investidor responsável e destacando os licenciamentos, Madalena Azeredo Perdigão salientou que “a questão é quanto tempo é que eu vou demorar a recuperar este custo face ao tempo que demoram os processos. Para nós advogados é difícil dar esta segurança ao investidor.

Madalena Azeredo Perdigão, Sócia de Imobiliário da CCA Law Firm, acrescentou ainda que se “Não há investimento, não há construção.” Para a responsável “Portugal tem neste momento pouco produto e muita procura. Continua a haver um interesse enorme em Portugal, há muito que pode ser construído, em todos os sectores da construção”.

É assim necessário alavancar a competitividade e a integração da construção portuguesa no mercado global, algo em que o RICS também poderá ajudar. Segundo Bruno de Carvalho Matos, Vogal do RICS Portugal “Isto é um sector que investe muito pouco em formação, a menos que sejam uma empresa em grande escala. As novas tecnologias, como o BIM vieram mudar um pouco este paradigma. Os clientes começam a exigir este novo recurso”.

O sucesso do investimento público e privado requer medidas estratégicas estruturantes para fazer face, não só a problemas prementes, mas também a tendências de mercado, como a sustentabilidade e a digitalização.