CBRE torna-se a maior gestora de centros comerciais da Península Ibérica

A consultora tem 50 centros comerciais sob gestão e comercialização na Península Ibérica.

A consultora na prestação de serviços para o setor imobiliário, CBRE, acaba de alcançar a meta dos 50 centros comerciais sob gestão e comercialização em Portugal e Espanha. Este número vem acompanhado de outros resultados que mostram o dinamismo da CBRE nesta área, bem como a capacidade e liderança de mercado da equipa de Property Management. A CBRE totaliza mais de 2,3 milhões de metros quadrados sob gestão em todo o portefólio em Portugal e Espanha.

Ao serviço de gestão e comercialização dos 50 centros comerciais em Portugal e Espanha juntam-se também o serviço de acompanhamento técnico e faturação de mais de 70 contratos em ativos stand alone, que totalizam mais de 275 mil metros quadrados nesta tipologia de ativos.

A meta atingida só é possível pela estratégia entre áreas de grande expertise técnico, como são o marketing, a gestão técnica, o retail intelligence e a sustentabilidade. Esta simbiose permite à consultora produzir análises de mercado altamente aprofundadas e repensar o posicionamento e os valores de cada centro comercial à luz de informação relevante e concreta, bem como investir na melhoria e otimização do mix comercial dos ativos adequados às necessidades dos visitantes, elevando assim a sua experiência de compra a uma experiência per si: de compra sim, mas também de encontro, de relação, de proximidade, de cultura e de animação, revela a consultora em comunicado.

De acordo com Gonzalo Senra, Diretor de Retail da CBRE para o mercado ibérico, “os números são o reflexo da criação de uma estrutura de gestão ibérica, que neste momento conta com uma equipa de Retail Property Management de mais de 250 especialistas e que traduz a confiança que os nossos clientes depositam na CBRE. São os nossos clientes que nos fazem melhorar todos os dias e trabalhar para demonstrar dinamismo e capacidade de adaptação a contextos tão hostis como o gerado pelapandemia. Os mais de 2 milhões de metros quadrados que gerimos são visitados por cerca de 230 milhões de clientes anualmente. O footfall é evidentemente relevante, mas queremos mostrar que ele está intimamente ligado à visão da CBRE para o futuro do retalho, para o futuro dos centros comerciais como meeting places”.

Segundo Soledad López-Cerón, Diretora de Property Management da CBRE para a Península Ibérica, “na CBRE temos uma forma muito própria de gerir ativos de retalho. Sabemos que são elementos centrais das comunidades em que estão inseridos e o nosso objetivo é colocar o foco nas pessoas: em quem vive o centro diariamente, as equipas que nele trabalham, os visitantes e, claro, os proprietários e lojistas. Este ecossistema não é complexo quando se trabalha em antecipação, mas também com generosidade e sentido de ação, com o objetivo de acrescentar sempre valor às pessoas e garantir que se age em tempo útil, com critério, e adaptando-nos às características de cada ativo e da sua zona de influência”.

O Grupo CBRE, com sede em Dallas, nos Estados Unidos, é líder na prestação de serviços comerciais e investimento para o setor imobiliário (com base na receita de 2020). Conta com mais de 100 mil colaboradores e apoia clientes em mais de 100 países. A CBRE serve uma ampla gama de clientes através de um conjunto integrado de serviços, incluindo gestão de instalações, transações e gestão de projetos; gestão, venda e leasing de propriedades; gestão de investimentos; avaliação e valorização de ativos imobiliários; consultoria estratégica; serviços hipotecários e serviços de desenvolvimento.