Catella CER investe €15,5M numa residência de estudantes em Portugal

A residência estudantil, com 6.622m2, está localizada em Carcavelos, no concelho de Cascais, e trata-se do primeiro investimento do fundo no mercado português.

O Fundo Residencial Europeu Catella (CER) está a fazer o seu primeiro investimento no mercado português com a aquisição de uma residência estudantil no município de Cascais por 15,5 milhões de euros e um período de concessão de 99 anos.

A Catella Residential Investment Management GmbH (CRIM), com sede em Berlim, como gestora de investimentos, e a Catella Real Estate AG, uma plataforma AIFM com sede em Munique, foram aconselhadas pela Catella AM Iberia S.L. sobre a transação. A Value One Holding é o vendedor.

Em comunicado enviado à brainsre.news Eduardo Guardiola, sócio gerente da CATELLA-AM Iberia, comenta: “Esta transação é um marco para a CER, o primeiro investimento do fundo em Portugal, e também para a CRIM, uma vez que representa a sua primeira compra em Portugal. É também uma transação importante para a Catella AM Iberia, uma vez que é o nosso primeiro ativo sob gestão em Portugal e a terceira residência de estudantes na carteira sob gestão. Não há dúvida de que o mercado imobiliário português apresenta oportunidades interessantes em residências estudantis, residências e escritórios a preços acessíveis, mercados que são muito diferentes na sua maturidade e dimensão, mas todos eles interessantes para nós de formas diferentes.”

A residência estudantil está localizada em Carcavelos, no concelho de Cascais, perto da praia e a 10 minutos a pé da NOVA School of Business and Economics (Nova SBE). O centro da cidade de Lisboa está a 20 minutos de comboio.

A propriedade de 6.622 m2 foi construída em 2020 e consiste em 192 quartos individuais espaçosos (20 m2 em média), ginásio, terraço no telhado, salas de estudo, música e lazer e parque de estacionamento. Está 99% ocupada e obteve a certificação de sustentabilidade LEED Gold para a sua construção.

A MILESTONE, com sede em Viena, faz parte do Grupo Value One e é o atual gestor do ativo. O promotor imobiliário internacional e operador de residências estudantis traz um vasto conhecimento da conceção e gestão de residências estudantis, combinado com experiência internacional. A MILESTONE tem atualmente 4.627 camas de estudantes em desenvolvimento e gestão na Áustria, Portugal, Alemanha, Holanda, Polónia e Itália.

O Fundo CER tem mais de 1,6 mil milhões de euros de volume sob gestão em cerca de 70 ativos e gerou uma taxa interna líquida de rendimento anual de 9,6% desde o seu lançamento em 2007.