Catalyst Capital adquire o antigo Diplomático Hotel em Lisboa por 14,75 milhões de euros

A operação faz parte da nova estratégia de investimento hoteleiro europeu de 250 milhões de euros.

A empresa europeia de investimento, desenvolvimento e gestão de fundos imobiliários, Catalyst Capital, deu início a uma nova estratégia de investimento hoteleiro europeu de 250 milhões de euros com a aquisição do antigo Diplomático Hotel na Rua Castilho, em Lisboa. A Catalyst adquiriu o ativo, a uma empresa familiar, por 14,75 milhões de euros para o seu Fundo de Propriedade Europeia Catalyst Core Plus (CCPEPF), um fundo imobiliário de 1,3 bilhões de euros.

A empresa vai ainda investir cerca de 9 milhões de euros na remodelação, para o transformar num hotel boutique de 4 estrelas com 95 quartos.  A remodelação deverá iniciar no próximo ano e a sua conclusão está prevista para 2023. A Catalyst foi assessorada pela CBRE, que prestará serviços de gestão de projetos para as obras de remodelação, e tem como assessor jurídico na aquisição e obras em curso a RRP Advogados.

O hotel que agora pertence à Catalyst Capital vai ser gerido pela Staycity, gestora de aparthotéis, através da sua marca premium Wilde Aparthotels.  Segundo o comunicado enviado, a empresa assinou um contrato de arrendamento de 25 anos com aumentos anuais indexados à taxa de inflação.

A nova estratégia de investimento hoteleiro da Catalyst foca-se em ativos localizados em cidades europeias com grandes barreiras à entrada e oferta competitiva limitada, que podem ser transformados em hotéis turísticos de 4 e 5 estrelas.

De acordo com Kean Hird, sócio da Catalyst Capital e gestor de fundos da CCPEPF, “Acreditamos que exista uma oportunidade atraente para desenvolver uma série de hotéis turísticos nos centros das capitais europeias consoante a procura e o índice de desempenho se recuperam, com uma total retoma de procura de hotéis esperada em toda a Europa até 2023”.

O responsável acrescenta ainda que “As viagens globais foram temporariamente interrompidas pela pandemia, e a Europa é líder global em turismo internacional. As viagens domésticas e internacionais voltadas para o lazer estão a estabelecer as bases para a recuperação em toda a Europa, à medida que a preferência por experiências de lazer aumenta após Covid”.

Fundada em 1996, com sede em Londres e escritórios em Frankfurt, Paris e Varsóvia, a Catalyst Capital é uma empresa europeia de investimento, desenvolvimento e gestão de ativos. A empresa estrutura, compra, desenvolve e administra um portefólio significativo de imóveis de retalho, escritórios e hotéis na Europa. Desde a sua criação, a Catalyst Capital investiu mais de 7 bilhões de euros em nove países e atualmente tem cerca de €1,5 bilhão em ativos sob gestão. A Catalyst continuará a focar-se em investimentos no norte da Europa e na Península Ibérica a partir dos seus escritórios em Londres, Paris, Frankfurt e Varsóvia.