Cancelamento de mais de 50 mil reservas em Alojamento Local

Os níveis de cancelamentos de reservas no alojamento local atingiram em junho de 2021 os valores mais altos dos últimos 12 meses.

Os dados foram avançados pela ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, que alerta para a situação dramática a que o setor regressou, resultante da evolução negativa da pandemia.

Os níveis de cancelamentos de reservas no alojamento local atingiram em junho de 2021 os valores mais elevados, tendo sido 50.000 reservas canceladas nas últimas semanas. Os dois piores dias em termos de cancelamentos foram o domingo passado, dia 27, dia em que Portugal entrou na lista vermelha da Alemanha, e o dia 4 de junho, dia em que saiu da lista verde do Reino Unido.

Pela primeira vez, segundo a ALEP, registou-se no Algarve um número tão grande de cancelamentos, quanto o número de reservas. Este é um cenário preocupante, dado que será difícil as empresas e empresários resistirem a mais um Verão quase sem Turismo depois de um ano sem receitas.

De acordo com Eduardo Miranda, presidente da ALEP, “Tem sido uma montanha-russa de sobe e desce que se altera em poucas semanas. Em maio, com a entrada na lista verde do Reino Unido sentimos de imediato uma esperança de um Verão aceitável com um ressurgimento das reservas. Agora, cerca de um mês depois, o cenário inverte-se e temos verão praticamente comprometido que arrisca ser pior ainda que o do ano passado”.

O responsável acrescenta que “O problema não são apenas os cancelamentos que colocam a perder o que se conseguiu em maio, mas acima de tudo a quebra de reservas que caiu para menos da metade com tendência à medida que Portugal é classificado internacionalmente como um destino de risco da nova variante. A combinação destes dois fatores é bombástica. Junho acabou por se mostrar um fracasso, julho está perdido com os cancelamentos e agosto pode estar comprometido, pois estas vagas levam semanas a serem controladas. Sinceramente, as perspetivas não são nada boas. Tememos pelo futuro não só do alojamento local, mas do Turismo como um todo. Suportar um ano quase sem faturação é um esforço quase desumano, mas perder dois verões seguidos torna a situação quase impossível de resistir sem apoios”.

A ALEP-Associação do Alojamento Local em Portugal é a única associação de âmbito nacional inteiramente dedicada ao alojamento local. Os dados apresentados são resultado de um sistema de monitorização do alojamento local da ALEP, o Locall Data, feito em parceria com a Bloomer Analytics, empresa especializada em indicadores para o AL. Este projeto contou com o apoio do Turismo de Portugal.