O mês da Páscoa começou sereno no que respeita a investimentos imobiliários, após uma semana repleta de grandes transações nos vários setores a finalizar o mês de março e o primeiro trimestre do ano. O mês de abril arrancou tranquilo, mas com algumas operações a assinalar na passada semana.
Logo no início da semana abriu o Fontinha Hotel no centro histórico do Porto. O projeto de reabilitação urbana resulta de um investimento de 14 milhões de euros da Mercan Properties. A nova unidade hoteleira de quatro estrelas conta com 49 quartos distribuídos por seis pisos. O primeiro hotel Trademark Collection by Wyndham em Portugal nasce um local onde antes existia uma antiga pedreira. A nova unidade hoteleira de quatro estrelas está situada no centro histórico da invicta, entre a Rua da Fontinha e a Rua de Santa Catarina.
Entretanto a WeWork anunciou que vai abrir o primeiro espaço de flex offices em Portugal. O primeiro inquilino será a Organon, multinacional a operar no setor da saúde e o espaço será inaugurado no verão de 2022. O edifício situado na Rua Alexandre Herculano marcará o 39º país para a WeWork a nível global. A abertura em Portugal é reflexo da estratégia de crescimento da empresa, que passa pela expansão para mercados com forte procura de espaços de trabalho flexíveis. A Organon, líder global em saúde da mulher e um membro valioso da WeWork em todo o mundo, ocupará três andares do edifício.
A meio da semana, a doValue anunciou a venda de três imóveis comerciais por 5,9 milhões de euros. As operações foram concluídas no primeiro trimestre deste ano, mas só agora vieram a públio. Os ativos estão localizados nas zonas da Abrunheira, Sintra, na Zona Industrial de Santarém e na zona de Armazém em Taveiro, Coimbra. A doValue Portugal intermediou a venda de três edifícios comerciais, as operações concluídas no primeiro trimestre deste ano totalizaram um valor próximo de 6 milhões de euros.
Entretanto, a Panattoni trouxe a público o investimento de 50 milhões no primeiro parque logístico em Portugal. O promotor imobiliário logístico-industrial, entra em Portugal e desenvolve o maior projeto logístico do norte do país, com o desenvolvimento de um parque logístico com dois edifícios de 27.000 e 47.000 m2 para arrendamento no Porto. A Panattoni entra no país com a aquisição de 150.000 m2 de terreno no complexo industrial de Campo Valongo, distrito do Porto. ‘Panattoni Park Porto’, o novo parque logístico, resulta de uma aquisição de terrenos ao Castro Group, sediado em Braga, que será também responsável pela supervisão das diferentes fases do processo de pré-construção do projeto.
Por último e com a semana a terminar, a Universidade Nova de Lisboa anunciou o lançamento de um concurso para criação de Residência Universitária na Caparica. O projeto resultará no maior alojamento da comunidade académica em Almada. Com capacidade até 550 camas, será o maior alojamento para estudantes, professores e investigadores na região de Almada. O concurso tem a finalidade de constituição de direito de superfície de um lote situado no Campus da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), na Caparica, em Almada.