A destacar o investimento de 500 milhões de euros do grupo Fortera

A destacar o investimento de 500 milhões de euros do grupo Fortera.

O mês de março tem tido um início surpreendente, em particular nesta última semana, em que não houve dia que faltasse alguma novidade de investimentos ou transações no mercado imobiliário. Com especial destaque para o segmento da habitação, que no rescaldo da semana foi inequivocamente o que mostrou mais dinamismo.

Logo na segunda-feira, o grupo Fortera anunciou a implementação de um novo conceito em todos os seus novos edifícios, num investimento de 500 milhões de euros. Alive by Fortera terá um investimento inicial de cerca de 115 milhões de euros e a previsão de investimento global de 500 milhões em 5 anos, em 1000 novas habitações. Este conceito visa revolucionar a forma como vivemos e pensamos a habitação. A Fortera Properties informou que vai criar infraestruturas nos seus edifícios e introduzir o conceito ‘Alive by Fortera’, que consiste numa série de novos serviços e “amenities” que facilitam a vida das pessoas, e vão de encontro a esta nova forma de estar: desde espaços de partilha de conhecimento, a atividades lúdicas, passando também por momentos de interação, espaços conjuntos para coworking, etc.

Entretanto, em Vila Nova de Gaia vai nascer o empreendimento residencial “Jardins da Seara”, num investimento de 100 milhões de euros, que contará com cerca de 700 apartamentos. O Grupo SPintos S.A. e a Chave Nova – Mediação Imobiliária, Lda. são os promotores do “Jardins da Seara”. Com o projeto de arquitetura concluído, a construção vai iniciar já em meados de abril de 2022, o projeto permite lançar a venda de apartamentos de tipologia T1, T2 e T3, em planta, no mês de março. O empreendimento está dividido em 10 lotes, numa área de cerca de 70 mil m2 para construção acima do solo de habitações, zona comercial e serviços.

Também no início da semana, se soube que parte do Hotel Intercontinental do Estoril foi comprado pelo BPI Imofomento por 22 milhões. O fundo do BPI adquiriu 62 das 88 frações do edifício ao Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Turístico II. O negócio foi fechado por 4,4 milhões de euros, abaixo da última avaliação ao imóvel, fixada em 26,3 milhões de euros. A compra das 62 frações do imóvel prevê um contrato de arrendamento com o prazo de 20 anos e a gestão do hotel continuará a cargo do grupo Intercontinental.

Já a semana estava a chegar ao fim, quando foi anunciado um novo investimento, o NOOBA vai nascer no Barreiro e pode chegar aos 130 milhões de euros. Com uma área bruta total de 98.360m2, o projeto residencial da promotora imobiliária Solid Sentinel, conta com 518 apartamentos, tipologias T1 a T5, com preços a partir de 189.000. O projeto conta com a assinatura do Arquiteto Miguel Saraiva. O valor do investimento da mais recente aposta de imobiliário residencial no Barreiro, está entre 110 a 130 milhões para todo o projeto.  O projeto que nasce à beira rio, tem como objetivo dar oportunidade de acesso a muitas famílias locais e jovens profissionais, beneficiando de uma etiqueta energética A, da gestão inteligente da energia nas áreas comuns, da preocupação sistemática da luz e ventilação natural para otimizar a eficiência energética global dos edifícios.