A destacar a venda da Lx Factory a uma joint-venture do Grupo Arié

A destacar a venda da Lx Factory a uma joint-venture do Grupo Arié.

Ainda o mês de agosto vai no início e já se registaram bastantes transações nesta semana, mesmo numa época em que a maioria das atividades estão quase estagnadas, fruto do verão e período de férias. A destacar as operações em Lisboa, com a venda da LxFactory e a aquisição do edifício-sede da Uber por um fundo português.

Logo no início da semana, a Corticeira Amorim anunciou a compra de um terreno ao Novo Banco, por 22,3 milhões de euros. O terreno de 1855 hectares está localizado no Pinhal Novo, no concelho de Palmela. A propriedade inclui um conjunto de imóveis afetos à exploração florestal que constituem uma parte da antiga Herdade de Rio Frio. A transação do ativo, detido pelo Novo Banco, foi feita através da subsidiária COLD RIVER’S HOMESTEAD SA, S.A., da Corticeira Amorim.

Entretanto, o espaço comercial e cultural Lx Factory foi vendido a uma joint-venture do Grupo Arié. O ativo em Lisboa foi adquirido, sem valor de investimento revelado, por uma joint-venture entre o Grupo Arié, o Europi Property Group e a Bedrock Capital. Os novos proprietários do Lx Factory, em Alcântara, querem manter os espaços de retalho e restauração, bem como promoverobras de recuperação e melhoria nas zonas exteriores.

A meio da semana a Universidade do Porto anunciou o investimento de 18,7 milhões de euros em residências estudantis. O valor de investimento destina-se à construção de duas novas residências estudantis e à requalificação de quatro já existentes que trarão uma maior oferta aos universitários no norte do país. Com um apoio de 11,3 milhões vindos do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, o investimento vai trazer, até 2025, mais 205 novas camas para a cidade.

Por último e já no fim da semana, um fundo português adquiriu o edifício-sede da Uber em Lisboa por 18 milhões de euros. O imóvel foi comprado pelo fundo português VIP (Fundo de Valores e Investimentos Prediais). O edifício situado na Avenida Barbosa du Bocage, em Lisboa, é integralmente ocupado pela Uber após obras de reabilitação que custaram mais de seis milhões de euros. O edifício foi vendido pela portuguesa Finangeste e a Patron Capital a um fundo gerido pela Silvip. O ativo passa agora a fazer parte do portefólio do fundo gerido pela Silvip, sociedade gestora de organismos de investimento coletivo. O edifício Barbosa du Bocage conta com sete andares e uma área total de 3.600 metros quadrados.