A destacar o lançamento da marca Octant Hotels pela Discovery Hotel Management

A destacar o lançamento da marca Octant Hotels pela Discovery Hotel Management.

A última semana ficou marcada por algumas novidades e alguns investimentos no mercado imobiliário nacional. A destacar o setor dos hotéis, onde predominaram os anúncios mais significativos de norte a sul do país.

Logo no arranque da semana, veio a público que uma multinacional alemã de transportes e logística abriu um centro tecnológico no Porto. O novo centro está instalado no Edifício Latino, num total de mil metros quadrados e este é o primeiro inquilino deste edifício de escritórios. O novo centro tecnológico destina-se ao desenvolvimento de soluções digitais e vai receber novos colaboradores da empresa, expandindo assim a sua atividade no País.

Entretanto, Hotel Meliã Lisboa entrou na segunda fase de construção. A obra da unidade hoteleira que está a nascer junto ao Marquês de Pombal deverá estar pronta na segunda metade de 2023. A unidade hoteleira irá disponibilizar cerca de 240 quartos, salas de convenções e centro de congressos com capacidade até 550 pessoas. Ao todo, são 22.220 m² de área bruta de construção, distribuídos por 14 pisos acima do solo e ainda 6 pisos subterrâneos.

No segmento da habitação, surgiu também uma novidade de peso, com um projeto para promoção de 400 apartamentos à venda por 16,25 milhões de euros. O novo projeto residencial com potencial para construir mais de 50.000 m2 está localizado junto à Marina de Lagos, no Algarve. O Marina Park II tem um PIP aprovado com potencial para construir cerca de 400 habitações, além de uma área de retalho. A Interfundos entregou à JLL a comercialização exclusiva deste projeto. O projeto representa uma excelente oportunidade para o reforço da oferta residencial da cidade algarvia e prevê uma área total de construção superior a 51.000 m2, dos quais 49.520 m2 se distribuem por 16 lotes para desenvolvimento da componente habitacional, além de contemplar ainda 1.600 m2 para retalho.

Já a semana estava a terminar quando se soube do investimento da Auchan no total de cerca de 40 milhões na nova loja de Cascais. A antiga loja Pão de Açúcar, que foi o primeiro supermercado do país há 49 anos, surge agora renovada. O grupo Auchan Retail Portugal é o responsável pelo investimento na nova loja de Cascais, cuja abertura aconteceu na passada quarta-feira.  A nova loja terá uma área de cerca de sete mil m2, um jardim numa das entradas, um rooftop na parte superior da loja com vista para o mar e uma galeria comercial com vários restaurantes.

A semana terminou com notícias relevantes no setor hoteleira. O Discovery Hotel Management lançou a Octant Hotels. A DHM anunciou a nova marca do grupo que irá agrupar e gerir as oito unidades hoteleiras detidas pelo Discovery Portugal Fund em Portugal, designada por Octant Hotels. O portefólio da DHM integra um conjunto único de boutique hotels em todo o país, que passarão a integrar a insígnia Octant Hotels.  Em causa estão os hotéis Douro41 Hotel & Spa, Palácio da Lousã Boutique Hotel, Évora Farm Hotel & Spa, Santiago Hotel Cooking & Nature, Praia Verde Boutique Hotel, Vila Monte Farm House, Azor Hotel e Furnas Boutique Hotel.  A DHM pretende, com esta mudança, oferecer uma abordagem única de serviço e de experiência, permitindo mostrar o melhor da hospitalidade portuguesa e dar destaque às várias regiões, culturas e paisagens do país.

Por último, a Azora adquiriu o Pestana Blue Alvor. Construído em 2019, o Pestana Blue Alvor conta com 120.000 metros quadrados com quase 500 quartos. Este é o quarto investimento da Azora em Portugal, depois da compra do resort Tivoli Marina Vilamoura, do resort Tivoli Carvoeiro e do Resort Vilalara Thalassa. Foi através do seu Azora European Hotel & Lodging fund, que a Azora encerrou a compra do Pestana Blue Alvor, o valor de investimento não foi revelado. O hotel está localizado em Alvor, na costa sul de Portugal, com acesso a várias praias.