Borgwarner investe 25 milhões de euros em nova fábrica em Viana do Castelo

É numa nova unidade situada em Viana do Castelo que a Borgwarner vai investir 25 milhões de euros e criar mais 300 postos de trabalho.

A nova fábrica que vai surgir no Parque Empresarial de Lanheses, contará com 17 mil metros quadrados e deverá iniciar produção em 2023. Depois de o grupo ter selecionado Portugal como futuro Centro Europeu para a expansão da eletrificação, este será o terceiro investimento da multinacional americana no concelho.

A Borgwarner tem atualmente em Viana do Castelo um volume de negócios de 170 milhões de euros, prevendo-se a duplicação deste valor, com o novo investimento.

O presidente da Autarquia, José Maria Costa, refere que “A Borgwarner é uma grande empresa que apostou em Viana do Castelo. No ano passado assinamos um contrato de investimento para ampliação de instalações. Já este ano, tivemos contacto por parte da empresa para um novo investimento a ser feito no nosso país”, acrescentando o autarca que “acabamos por ser vencedores pela confiança que a Borgwarner tem em Viana do Castelo”.

José Maria Costa destaca que “Esta prova de confiança da Borgwarner, com um terceiro investimento, significa que Viana do Castelo se continua a manter como um espaço de atração e como um espaço no qual as empresas confiam”.

O grupo assume-se como líder em sistemas de propulsão para veículos a combustão, híbridos e elétricos. Tendo como objetivo acelerar rumo à eletrificação, pretende proporcionar soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado automóvel. Ricardo Moreira, da Borgwarner Portugal, considera que este é um investimento a pensar no futuro, já que estimam que, em 2030, cerca de 45% da faturação seja em veículos elétricos. “Nos próximos meses vamos já assistir ao início da construção desta unidade”, declarou o representante, explicando que a nova fábrica será a terceira na Europa deste setor de negócio e irá produzir motores elétricos para clientes europeus do grupo.

A BorgWarner instalou-se em Viana do Castelo em 2014, num investimento de 25 milhões de euros e que, na altura, estimava criar 500 postos de trabalho, mas atualmente emprega cerca de 950 trabalhadores. Em novembro de 2020, a empresa assinou um contrato de investimento para avançar com uma ampliação de 7 milhões de euros das instalações situadas no Parque Empresarial de Lanheses, que irá criar mais 38 postos de trabalho.

A multinacional americana, tem a nível mundial, 50.000 colaboradores em 24 países, contando com 96 localizações. Em 2020, o grupo garantiu vendas no valor de 10,2 mil milhões de dólares.