Bonjardim é o novo projeto no Porto num investimento de 57 milhões de euros

A promotora Avenue acabou de lançar o seu mais recente empreendimento, localizado na Baixa do Porto. Designado como “Bonjardim” terá um investimento de 57 milhões de euros.

Situado no quarteirão D. João I, na baixa da cidade do Porto, o empreendimento que conjuga habitação e retalho está rodeado pela Rua do Bonjardim, Rua Formosa e Rua Sá da Bandeira. No projeto está incluída uma unidade hoteleira, que será da responsabilidade do parceiro hoteleiro “The Student Hotel”. A conclusão do projeto está prevista para o terceiro trimestre de 2022 e o início da sua comercialização inicia-se no próximo mês de abril.

Segundo Aniceto Viegas, diretor geral da Avenue ”O Bonjardim é uma oportunidade única para requalificar um quarteirão importante do centro do Porto e contribuirá para a dinamização da Rua Sá da Bandeira e da Praça do D. João I. Este projeto, que está há várias anos para ser desenvolvido, trará uma diversidade de usos importante para o centro da cidade. A Avenue reforça assim o seu investimento no Porto, após o Aliados 107 e o V Porto”.

Com assinatura do gabinete de arquitetura Promontório, o Bonjardim, promove a reabilitação quase integral do quarteirão D. João I, com a construção de cinco novos blocos de edifícios. A reabilitação abrange a reabilitação das fachadas pré-existentes na Rua Sá da Bandeira e na Rua Formosa, bem como o alargamento da Travessa do Bonjardim para melhoria do percurso pedonal.  No interior do quarteirão, com 2502 m2, está também prevista a criação de uma praça central de utilização pública, sendo uma das zonas ajardinadas. Esta zona de circulação vai criar um novo percurso pedonal público, entre as várias artérias que circundam o empreendimento. Com tipologias de T0 a T4, de 35 m2 a 192 m2, distribuídos por uma área bruta de construção de 28.032 m2 acima do solo, a parte residencial do projeto conta com 93 apartamentos. 13.244 m2 são destinados a habitação, dos quais, 2.339 m2 serão desenvolvidos pelo parceiro hoteleiro como “branded residences”. Situada nos pisos térreos e dispondo de 16 lojas com 3.560 m2 no total, estará a zona de comércio.

O projeto inclui ainda uma unidade hoteleira de 4 estrelas de 11.228 m2, com aproximadamente 280 quartos, cuja exploração será da responsabilidade do parceiro hoteleiro, “The Student Hotel”.  O estacionamento com capacidade para 499 lugares de estacionamento, com uma zona acessível apenas para residentes e outra de uso público com 250 lugares, conta com uma área total de 20.873 m2 e desenvolve-se em três pisos subterrâneos.

Uma referência no mercado imobiliário português na promoção e gestão de projetos residenciais e de escritórios, A AVENUE atua nas zonas de excelência de Lisboa e Porto. A promotora tem especial foco na requalificação e na regeneração urbana, intervém em edifícios emblemáticos e em terrenos em zonas privilegiadas, contribuindo para a recuperação do caráter autêntico das cidades e para a sua dinamização.