Blackstone adquire portefólio de logística da M7 por 125 milhões

Os edifícios estão arrendados a empresas de distribuição e de retalho.

Esta é a segunda carteira de logística que a gestora de ativos norte-americana compra no espaço de um mês. A Blackstone está a apostar no investimento em armazéns de distribuição em Portugal. Com esta segunda aquisição, a norte-americana totalizou um investimento acima de 330 milhões, avança em publicação o Jornal de Negócios.

Em causa está uma carteira de 15 imóveis de logística que a Blackstone adquiriu à M7 Real Estate, num investimento de 125 milhões de euros. No final de maio, a gestora de ativos já tinha adquirido ao fundo GNB Real Estate, do Novo Banco, uma carteira de 20 imóveis, também de logística, por 208 milhões de euros.

Em declarações ao Jornal de Negócios, James Seppala, diretor da European Real Estate da Blackstone, refere que estes investimentos são “uma excelente oportunidade” para “expandir o portefólio logístico em Portugal”, onde “continua a haver uma forte procura por armazéns de distribuição”. O responsável acrescenta que, de futuro, o investimento da Blackstone neste segmento vai continuar e que “a aquisição desses dois portefólios logísticos mostra a confiança no setor”.

Segundo a gestora de ativos norte-americana, os edifícios estão arrendados a empresas de distribuição e de retalho, sendo que agora, os contratos de arrendamento vão ser geridos pela Logicor, uma das empresas do universo Blackstone.

Com a compra de ambas as carteiras, com 35 edifícios que totalizam 530 mil metros quadrados, situadas principalmente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, a norte-americana, quase duplica a área total dos imóveis que tem em Portugal. Até agora, os ativos da gestora de imóveis em território nacional tinham uma área total de 550 mil metros quadrados.

A carteira adquirida em maio ao Novo Banco contava com uma renda anual de 7,7 milhões de euros e era composto por vários armazéns nas zonas de Palmela (próximos da Autoeuropa), em Vila Franca de Xira, em Sintra, em Vila Nova de Gaia, na Maia e no Montijo, avança o Negócios.