Bem-estar, localização, ESG e trabalho híbrido são as quatro principais tendências na redefinição dos espaços

O relatório foi realizado entre mais de 20.000 consumidores.

O relatório internacional Live, Work & Shop, da consultora CBRE, identificou o bem-estar, localização, sustentabilidade e trabalho híbrido são as quatro principais tendências que vão influenciar de forma significativa a redefinição dos espaços.

A CBRE realizou o relatório internacional Live, Work & Shop, entre mais de 20.000 consumidores, desde os “baby boomers” à geração Z, identificando assim de que forma as pessoas vivem, trabalham e fazem compras hoje em dia.

Este relatório identificou o bem-estar, a localização, a sustentabilidade e o trabalho híbrido como as quatro grandes tendências que vão influenciar de forma significativa a redefinição dos espaços. Esta análise foi realizada com base na ciência social e comportamental para conceber, desenvolver e gerir a melhor experiência das pessoas que “vivem” os imóveis, conduzindo à sua evolução no sentido de dar lugar a espaços centrados nas pessoas.

Segundo o estudo, existe uma procura por espaços maiores, com áreas exteriores e ambientes que se traduzam num sentido de comunidade e bem-estar. A qualidade de vida, localização e sustentabilidade são agora fatores chave na procura de habitação, sendo que um terço dos consumidores inquiridos, a nível global pela CBRE, pretende mudar de habitação nos próximos dois anos.

No que diz respeito à forma de trabalhar, a pandemia fez sentir mudanças nesta área. Os trabalhadores passaram a ter em conta a flexibilidade, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/familiar, o desenvolvimento profissional e a qualidade do ambiente de trabalho como fatores de escolha e decisão. A nível europeu, 38% dos inquiridos dizem ter regressado ao escritório a tempo inteiro e 90% dos trabalhadores referem que querem continuar a passar tempo no local de trabalho, o que demonstra a necessidade de as empresas manterem a aposta nos escritórios.

No segmento do consumo, e apesar do aumento do comércio eletrónico, o retalho tradicional foi identificado como o método de compra preferido pelos consumidores, em sete das dez categorias do inquérito. Os consumidores dizem valorizar a experiência de compra em loja, sendo o produto crucial.

De acordo com Tatiana Abreu, Diretora da People Insights da CBRE Ibéria, “As pessoas devem estar no centro de todas as decisões imobiliárias. Conhecer o seu comportamento em aspetos tão importantes como de que forma vivem, trabalham e fazem compras é fundamental para redefinir estes espaços e conceber um produto adaptado às suas necessidades. As ciências comportamentais estão a desempenhar um papel cada vez mais importante no setor imobiliário cooperando para a sua transformação e contribuindo com informações muito relevantes para os ocupantes e investidores”.