BCP conclui venda da carteira de malparado “Projeto Lúcia”

O BCP vai continuar o seu esforço na limpeza do balanço.

O Millennium BCP já concluiu a venda da carteira de malparado Lúcia e vai voltar ao mercado, de forma a continuar o seu esforço na limpeza do balanço, avança em publicação o Jornal Económico. O banco liderado por Miguel Maya colocou à venda uma carteira de crédito malparado e imóveis que perfazem um total acima dos 100 milhões de euros

A administração do BCP informou, em conferência de imprensa, que o banco já conclui a venda da carteira, conhecida como “Projeto Lúcia”, composta por crédito malparado (NPL – Non-Performing Loan) com valor nominal de 60 milhões e ativos imobiliários no valor de 50 milhões de euros. De acordo com a publicação, o comprador foi a LX Partners (em parceria com a Cabot). Recorde-se que foi em outubro de 2021 que o banco anunciou que pôs à venda a carteira Lúcia.

O Millennium bcp mantém o esforço para reduzir o rácio de NPL e segundo Miguel Maya, a instituição vai continuar a ir ao mercado e fazer operações. Em 2021, apresentou uma redução de 543 milhões de euros de Non-Performing Exposure (NPE), tendo sido de 485 milhões a redução na atividade doméstica. O rácio de NPE de crédito do grupo está nos 4,7%.

Segundo o BCP, o valor da carteira, calculado por avaliadores independentes, situa-se 32% acima do respetivo valor contabilístico. Em 2021, a instituição vendeu 1.677 imóveis (2.414 imóveis em 2020), tendo o valor de venda excedido o valor contabilístico em 22 milhões de euros.