Baraka adiciona ao seu portefólio 11 lojas Conforama em Espanha e Portugal por 140 milhões

O grupo, liderado por Trinitario Casanova, adiciona 140.000 m2 de retalho e logística ao seu portefólio de ativos imobiliários.

O Grupo Baraka, do empresário Trinitario Casanova, adquiriu 11 armazéns comerciais da Conforama Ibérica, filial espanhola do grupo francês especializado na comercialização de artigos de decoração.

A operação foi encerrada por 140 milhões de euros, segundo avança o Idealista. Após a compra, o Grupo Baraka adiciona 140.000 m2 comerciais e logísticos ao seu portefólio. Estes ativos encontram-se distribuídos por toda a Península Ibérica, entre Portugal, onde a espanhola adquiriu sete lojas, e Espanha, onde adquiriu mais quatro.

Segundo as mesmas fontes, o Grupo Baraka e a Conforama Ibérica realizaram a venda sob a fórmula de sale & leaseback, razão pela qual o distribuidor de móveis permanecerá por mais 30 anos como arrendatário dos ativos do contrato. A operação atende ao apetite de investimentos, tanto para o formato comercial do parque quanto para ativos com determinado componente logístico.

 A empresa Baraka Holding, constituída em dezembro do ano passado e na qual o empresário Trinitario Casanova figura como único administrador, procedeu a um aumento de capital de 106,6 milhões euros neste mês de março. O empresário, conhecido por comprar empresas falidas ou em dificuldades e entrar com ações judiciais sobre projetos polémicos, tem agora três frentes jurídicas abertas para as quais precisará de recursos.