Bancos fecham acordo para venda da ECS por 850 milhões de euros

A operação está ainda dependente da aprovação dos reguladores

Os bancos chegaram a acordo final com a Davidson Kempner Partners (DK Partners) para a venda dos fundos da ECS – Sociedade Gestora de Fundos de Capital de Risco, por um valor de investimento de cerca de 850 milhões de euros, avançou hoje em publicação o Jornal Económico.

Os donos destes fundos (Caixa Geral de Depósitos, BCP, Novo Banco, Santander Portugal e Oitante), chegaram a um acordo final na semana passada, mas a operação ainda está dependente da aprovação dos reguladores e apenas deverá ficar concluída no quarto trimestre de 2022.

O portefólio de ativos contempla a venda dos fundos FLIT e Recuperação Turismo, bem como a gestão da sociedade.

Recorde-se que em setembro de 2021, a melhor proposta para a aquisição do Projeto Crow, foi a do fundo norte-americano Davidson Kempner Partners. Este fundo deu a melhor oferta de entre as duas propostas finais (best and final offers) – 900 milhões de euros. Na lista de ativos para venda, e que constituem o projeto Crow, encontra-se o Palácio do Governador, além de outros noves hotéis da marca NAU, no Algarve e no Alentejo.

As unidades hoteleiras dos fundos são todas administradas pela NAU, uma operadora criada pela ECS em 2018 para administrar os ativos e incluem, para além do Palácio do Governador, o “Lago Montargil & Villas” no Alentejo, mas também vários ativos no Algarve, como São Rafael Atlântico, Salema Beach Village, Salgados Vila das Lagoas, Salgados Palace, Morgado Golf & Country Club, Salgados Palm Village Apartments & Suites, Salgados Dunas Suites e São Rafael Suites.