Baixa e centro histórico do Porto recuperam investimento

A atividade semestral cresce 14% em montante e 40% em número de transações.

De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, no âmbito do SIR-Reabilitação Urbana, as Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) da Baixa e do Centro Histórico do Porto registaram 286 transações de aquisição de imóveis nos primeiros seis meses deste ano, atividade que se traduziu num investimento de 86 milhões de euros.

Regista-se um aumento de 40%, em número de imóveis, face às 204 operações registadas no semestre anterior e no que diz respeito ao montante, a evolução semestral é de 14%. O investimento cresceu também 40% em número de imóveis e 20% em montante, em termos homólogos.

Segundo o comunicado, a recuperação do investimento imobiliário na Baixa e do Centro Histórico acontece num contexto de quebra de atividade no agregado das nove ARUs, o que resultou num reforço da quota deste território central no mapa de investimento da cidade. As duas ARUs registavam no 2º semestre de 2020 uma quota de 38% do montante de investimento contabilizado nas nove ARUs, peso que evolui agora para 49%, semelhante ao observado no final de 2019.

Quanto ao montante investido em imobiliário nas nove Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) do Porto, este ascendeu a 175,3 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, somando 680 operações. Face ao semestre anterior, esta atividade apresenta uma quebra de 12% em volume de investimento, enquanto em número de transações apresenta um aumento de 6%. No que concerne ao 1º semestre de 2020, o investimento aumentou 5% em montante e 15% em número de operações.