Azora adquire terceiro hotel de luxo no Algarve

A unidade cinco estrelas, fica na Praia das Gaivotas em Porches e tem 118 quartos, sob a gestão da empresa Blue & Green.

A Azora anunciou a compra do seu terceiro complexo hoteleiro em Portugal, no Algarve. O Luxury Vilalara é um luxuoso hotel de cinco estrelas na Praia das Gaivotas em Porches. O ativo conta com 118 quartos e suites e, segundo o comunicado da empresa, “é considerado um dos melhores resorts em Portugal pela sua localização privilegiada e qualidade de serviço”. Atualmente é gerido pela empresa Blue & Green. O valor do investimento não foi revelado.

Concha Osácar, sócia da Azora, explica a operação “A exploração do Hotel Vilalara reforça a nossa convicção sobre a recuperação do turismo na Europa e o posicionamento único do Algarve como protagonista desta recuperação. Na Azora, continuamos convictos da atratividade desta região e do mercado português e queremos continuar a trabalhar de forma muito ativa com grupos hoteleiros”.

A Azora criou um fundo de 680 milhões de euros, com uma capacidade de investimento de 1.500 milhões de euros. O fundo destina-se exclusivamente à compra e exploração de bens hoteleiros. Previsivelmente, este ano investirá cerca de 400 milhões.

A última compra foi de dois hotéis de cinco estrelas também no Algarve. O primeiro com 383 quartos e o segundo com 248, num investimento total de 148 milhões de euros. Anteriormente, tinha adquirido o portefólio seed (composto por 10 hotéis resort e 4 hotéis urbanos na Europa), o Giverola Resort e um hotel na Costa Brava.

O investimento nestes ativos ultrapassou os 1.094 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2021, o que representa mais 14,5% do que no ano anterior. No total, 52 operações, das quais 60% em destinos de sol e praia e 40% em ativos urbanos. Vários fundos aumentaram a sua atividade após um intervalo de 15 meses, aproveitando as necessidades de liquidez das redes hoteleiras num contexto de limitada disponibilidade de financiamento.