Avaliações bancárias voltam a subir em Outubro na habitação com máximo histórico mas banca continua conservadora

Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que as avaliações que os bancos fizeram às habitações no último ano foram inferiores aos preços a que estes imóveis foram vendidos, sobretudo quando estão localizados em zonas mais caras. No entanto, segundo dados apresentados pelo INE, o valor a que os bancos avaliam as habitações fixou-se em 1.131 euros por metro quadrado em outubro, alcançando um novo máximo histórico. Um aumento de 2,9% em relação ao ano passado, de acordo com os valores registados num mês em que foram feitas cerca de 25 mil avaliações bancárias.

No âmbito da concessão de crédito à habitação, os valores atribuídos pela banca voltam, assim, a aumentar, depois de, em setembro, terem registado uma estagnação em relação ao mês anterior. O valor agora definido por metro quadrado representa um aumento de 5,8% em relação a outubro do ano passado e uma subida de 0,27% (mais três euros) face a setembro. Embora nas moradias, os valores tenham baixado, esta análise deve-se exclusivamente à avaliação atribuída aos apartamentos, em que o valor mediano aumentou em seis euros, fixando-se em 1.239 euros por metro quadrado em outubro.

Apesar de todos estes dados, os bancos estão mais conservadores ao avaliar uma casa, no momento de concedem crédito às famílias e a tendência agora está a alastrar-se para outras regiões, anteriormente esta tendência observava-se mais na capital e nas zonas mais caras do país.
O objetivo é evitar o endividamento excessivo, numa altura em que o mercado imobiliário está em alta. Evitando assim que as famílias contraiam créditos que não serão capazes de liquidar.