Autarquia de Lisboa aprova 40 milhões para reabilitação e habitação municipal

A Câmara Municipal de Lisboa acordou a atribuição do valor à empresa municipal Gebalis.

O município de Lisboa anunciou ontem que aprovou por unanimidade, um contrato-programa de 40 milhões de euros para a reabilitação de habitações em 11 bairros municipais.

Em causa estão 107 edifícios, 740 frações vazias, reparação de fachadas e coberturas que vão beneficiar mais de 2 600 frações.

A Câmara Municipal de Lisboa, acordou a atribuição à empresa municipal “GEBALIS EM, S. A.” de um subsídio à exploração no montante total de € 40 000 000,00 para os anos 2022/2023/2024/ 2025 I 2026, bem como submeter à Assembleia Municipal a minuta do contrato-programa a celebrar com a empresa e a correspondente assunção do compromisso plurianual, nos termos da proposta, lê-se na minuta da ata da reunião pública do executivo, de 29 de junho, segundo avança em publicação a autarquia.

De acordo com o site da Gebalis, a empresa vai dar início a trabalhos de conservação em vários dos aglomerados urbanos localizados em Lisboa que se encontram sob sua responsabilidade, nomeadamente os bairros 2 de Maio, Açucenas, Alfinetes, Boavista, Bom Pastor, Condado, Flamenga, João Nascimento Costa, Padre Cruz, Rego e Telheiras Sul.

Até 2026, a este contrato-programa de 40 milhões de euros junta-se um anteriormente celebrado entre o atual executivo camarário e a Gebalis, no valor de 2 milhões de euros, para reabilitação de frações já em obras.