Aumento dos preços no porto desacelera para 13,7% no 1º trimestre de 2023

Em termos trimestrais, os preços aumentaram 1,1% no 1º trimestre deste ano, a variação em cadeia mais baixa em dois anos.

De acordo com os resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, os preços de venda das habitações registaram um aumento homólogo de 13,7% no 1º trimestre de 2023, sendo que esta subida desacelerou 3,2 pontos percentuais face à variação homóloga de 16,9%, observada no 4º trimestre de 2022.

Apesar de manter um ritmo de subida superior ao de Lisboa (variação homóloga no 1º trimestre de 2023 de 7,7%), o Porto contraria a tendência observada não só na capital, como também a nível nacional, onde este período inicial de 2023 inverteu a trajetória de desaceleração da última metade do ano passado.

No que diz respeito ao comportamento no contexto da Área Metropolitana, o Porto, bem como Lisboa, apresenta a menor valorização da respetiva região, onde todos os outros mercados registaram aumentos homólogos, superiores a 17% no período em análise. O aumento de preços na Área Metropolitana do Porto é liderado por Gaia, com uma variação homóloga de 26,2%, destacando-se ainda Matosinhos e Póvoa de Varzim, ambos com crescimentos de 24,8% face ao mesmo trimestre de 2022.

No que toca aos preços médios de venda, o Porto transacionou no 1º trimestre a 2.804 euros por m2, acima da média dos anos pré-Covid, mas não confirmando os patamares de mais de 3.000 euros por m2 registados ao longo de quase todo o ano passado, de acordo com os dados do SIR – Sistema de Informação Residencial.