Aumento do número de autarquias que oferecem desconto do IMI Familiar

De acordo com o Ministério das Finanças, o número de autarquias que decidiu este ano aderir ao IMI familiar teve um aumento de 8%, para 253 autarquias. Desta forma, atribui uma redução do Imposto Municipal sobre Imóveis às famílias com dependentes.

Por comparação aos 235 municípios que aderiram ao IMI familiar no ano passado, para o imposto relativo a 2019, o número traduz um aumento de 7,7%.

Em causa está um benefício fiscal que teve aplicação prática pela primeira vez em 2016, O IMI familiar (para o imposto relativo a 2015), Nessa altura era atribuído um desconto percentual em função do número de dependentes e que se traduz num desconto do imposto às famílias residentes nos municípios que comuniquem à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) a sua intenção em aplicar a medida. Nesse ano somente 130 autarquias aplicaram o desconto.

Segundo o Ministério das Finanças, para o imposto relativo a 2020 foram 253 os municípios que indicaram pretender contemplar as famílias com este desconto, que começará a ser pago no próximo mês de maio.