“Através da minha participação na EO, conheci muitos outros empresários que me ajudaram a aprender e a crescer” – Nuno Miguel Guerra, Presidente da Entrepreneurs’ Organization em Portugal

Nuno Miguel Guerra, Presidente da Entrepreneurs’ Organization em Portugal

A EO Portugal representa a Entrepreneurs’ Organization (EO), principal rede mundial de líderes empresariais de sucesso, que está atualmente presente em mais de 60 países. Nuno Miguel Guerra, CEO da CREATE IT, está ao leme da Entrepreuneurs’ Organization em Portugal tendo assumido há menos de um ano o cargo de Presidente da organização em Portugal.

O empreendedor e atual presidente da EO Portugal conta em entrevista ao Brainsre News Portugal, os benefícios de ser-se membro desta organização, a importância que lhe trouxe em termos pessoais e profissionais e como em Portugal tem existido uma adesão forte e ativa nesta organização mundialmente conhecida.

Pode falar-nos um pouco sobre a Entrepreneur Organization?

A Entrepreneur Organization Network, ou EO, é uma rede global de mais de 17.500 empresários com cerca de 220 locais de capítulo em mais de 60 países. Fornece aos seus membros uma vasta gama de recursos para se ligarem a outros empresários, juntarem-se a uma comunidade ativa, e crescerem como empresários. Coisas como a educação executiva especificamente concebida para empresários, oportunidades de networking, programas de mentoria e o “caminho da liderança” são alguns desses recursos.  A EO também encoraja os seus membros a partilhar as suas experiências e melhores práticas uns com os outros, utilizando o nosso Fórum de Experiências e Aprendizagem, o que nos ajuda a fomentar uma comunidade de empresários que estão ansiosos por aprender e crescer uns com os outros.

Parece-nos muito interessante. Quais são os benefícios de ser um membro da EO?

Há muitos benefícios em ser um membro da EO. Os membros têm acesso a uma vasta rede de indivíduos com os mesmos interesses, todos eles dedicados ao crescimento dos seus negócios e de si próprios. Podem aprender uns com os outros, partilhar recursos, e até colaborar em diferentes projetos. Além disso, a EO oferece uma variedade de eventos e programas que fornecem aos membros conhecimentos e informações valiosas sobre as últimas tendências nas suas indústrias. Finalmente, os membros têm acesso a uma rede global de empresários sempre disponível para os ajudar, o que pode ser incrivelmente valioso para aqueles que procuram expandir os seus negócios no estrangeiro.

Quais são os requisitos para se tornar um membro da EO?

Para se tornar membro da EO, deve ser o fundador, co-fundador, proprietário, ou acionista controlador de uma empresa que tenha receitas anuais brutas de pelo menos 1 milhão de dólares. Há também um processo de entrevista para assegurar que os potenciais membros são um bom ajuste para a organização e que estão comprometidos com os valores de confiança e respeito da EO.

Tudo isso faz sentido. Como tem sido o capítulo português da EO ultimamente?

O capítulo português do EO tem estado a ir muito bem. Temos uma adesão forte e ativa, e estamos sempre à procura de novas formas de apoiar e encorajar os nossos membros. Temos uma vasta gama de eventos e programas que respondem às diversas necessidades dos nossos membros, e estamos sempre à procura de novas oportunidades para expandir a nossa rede. Lançado em Portugal com o apoio de alguns empresários surpreendentes, e inicialmente liderado por Miguel Santo Amaro, atualmente CEO da Coverflex e depois por Chitra Stern, CEO da Martinhal Family Hotels & Resorts e também fundadora da Escola Internacional de Lisboa United, o nosso capítulo tem empresários surpreendentes de sectores como Agricultura, Automóvel, Construção, Bens de Consumo e Serviços, Educação, Energia, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Serviços Pessoais, Serviços Profissionais, Imobiliário e também Hotelaria e Turismo.

Pode dizer-nos o que é um Fórum EO?

Claro, os Fóruns EO são pequenos grupos de empresários que se reúnem regularmente para discutir desafios e oportunidades de negócios num ambiente confidencial e de apoio. Como membro do EO, tenho a oportunidade de participar num Fórum, e é uma experiência valiosa para mim tanto em termos profissionais como pessoais. Consegui obter feedback sobre as minhas ideias empresariais, aprender com as experiências de outros empresários, e construir relações estreitas com os membros do meu Fórum. A experiência do Fórum ajudou-me a tornar-me um melhor líder, a fazer crescer o meu negócio e também a tornar-me uma pessoa melhor.

Como é que o programa de Formação Executiva da EO ajuda os empresários nos seus negócios?

O programa de Formação Executiva da EO ajuda os empreendedores a melhorar as suas competências e conhecimentos empresariais através do acesso a programas de formação executiva de alta qualidade. Isto é especialmente relevante porque todos esses cursos são especificamente concebidos para os empresários, o que faz uma diferença significativa. Estes programas têm ajudado os empresários a manter-se atualizados sobre as últimas tendências e melhores práticas em liderança e em indústrias específicas, o que lhes tem permitido tomar melhores decisões e fazer crescer os seus negócios. Por exemplo, a EO teve recentemente um curso da Harvard Business School especialmente concebido para membros da EO, denominado “Inspiring Entrepreneurial Strategy”. Conheço pessoalmente dois empresários espantosos que já lá estiveram e que adoraram a experiência e todos os casos e discussões profundas com os que viveram essas experiências. Isso ajudou-os muito a repensar os seus negócios e a sua forma de pensar.

Qual tem sido a experiência com o programa Path of Leadership da EO?

O programa Path of Leadership da EO tem sido um recurso valioso para muitos empresários que procuram desenvolver as suas capacidades de liderança. Os participantes no programa tiveram a oportunidade de assistir a workshops, receber coaching, e conectar-se com outros empresários, o que os ajudou a tornarem-se líderes mais eficazes nos seus negócios e comunidades. Por exemplo, tive pessoalmente a oportunidade de entrar em contacto com algumas ferramentas que me ajudaram a gerir melhor o meu negócio e também a compreender melhor os meus pontos fortes pessoais e dos membros da minha equipa. Isso ajudou-me muito na construção de uma equipa mais colaborativa, o que melhorou a cultura geral e a produtividade da nossa empresa.

Pode partilhar como o programa de mentoria da EO tem beneficiado os empresários?

O programa de mentoria da EO tem proporcionado a muitos empresários a oportunidade de receberem orientação de mentores experientes e de retribuírem à comunidade empresarial como mentores propriamente ditos. Os mentores têm conseguido obter aconselhamento e apoio de mentores que enfrentaram desafios semelhantes nas suas próprias empresas, o que os tem ajudado a tomar melhores decisões e a ultrapassar obstáculos. Os mentores têm sido capazes de partilhar os seus conhecimentos e experiência com empresários menos experientes, ajudando-os a fazer crescer os seus negócios e a desenvolver novas competências. O programa de mentores tem sido um recurso valioso para muitos empresários que procuram construir relações, desenvolver novas competências e retribuir à comunidade. Pessoalmente, quando estávamos a lançar o nosso primeiro produto SaaS, tive a oportunidade de ter várias sessões de mentoria com um incrível membro da EO que era um dos acionistas da GitHub quando a empresa foi vendida à Microsoft. Isso foi simplesmente espantoso e ajudou-me muito na construção de um produto melhor desde o primeiro dia.

Quais são algumas das principais aprendizagens que ganhou por ser um membro da EO?

Existem tantas aprendizagens chave que ganhei por ser membro da EO. Uma das coisas mais importantes que aprendi é o valor de construir uma forte rede de pares e mentores. Através da minha participação na EO, conheci muitos outros empresários que me ajudaram a aprender e a crescer. Aprendi também a importância de assumir riscos e de estar aberto a novas ideias. Finalmente, aprendi que o sucesso nos negócios não se resume a ganhar dinheiro, mas também a ter um impacto positivo no mundo. O volume de negócios da Create It triplicou nos últimos 6 anos graças à EO, temos na CloudCockpit e na DiggSpace dois produtos SaaS de sucesso graças à EO e eu tenho uma incrível vida profissional e pessoal graças à EO. Além disso, foi também graças à EO que compreendemos que o “impossível” está em primeiro lugar na nossa mente. Na Create It, e durante a crise de Covid19, conseguimos crescer cerca de 25% por ano e, simultaneamente, lançámos “Mais Próximo”, um projeto que proporcionou o acesso gratuito a uma aplicação de monitorização e também oxímetros gratuitos para pessoas idosas em centenas de lares de idosos em todos os municípios de Portugal continental. Depois disso, e durante o maior pico da Covid19 em Portugal, em Janeiro de 2021, tive o privilégio de liderar a “Aconchegar”, uma iniciativa conjunta do IAMCP Portugal e da Fundação São João de Deus em Portugal, que conseguiu oferecer quase 300 camas a 19 hospitais em 15 municípios de Portugal em menos de dois meses, graças à ajuda de mais de mil embaixadores. A minha mentalidade de EO tornou tudo isto possível. O que é que cada um dos nossos empresários tornará possível com esta mentalidade do EO?

Como deve um empresário proceder para se tornar um membro da EO?

Pode contactar-nos diretamente através do LinkedIn ou enviar um e-mail para eoportugal@eoportugal.com solicitando mais informações ou fazendo quaisquer perguntas que possa ter. A nossa equipa ajudará no esclarecimento de quaisquer dúvidas.