Atividade global na construção civil e obras públicas estabilizou no 3º trimestre de 2022

75% das empresas indicam falta de mão-de-obra especializada.

De acordo com o Inquérito à Situação do Setor relativo ao 3º trimestre de 2022, divulgado pela AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, 68% das empresas indicam que a atividade global estabilizou, o que se traduz num aumento de 6 pontos percentuais, quando comparado com o trimestre anterior.

As empresas que referem um aumento da atividade diminuíram 7 pontos percentuais, para 19%, observando-se ainda um crescimento ligeiro de empresas que relatam um decréscimo da atividade, passando de 12% para 13%.

No que diz respeito às obras públicas, 75% das empresas indicaram falta de mão-de-obra especializada. Segundo o inquérito, o aumento dos preços das matérias-primas, energia e materiais de construção foi assinalado por 73% das empresas, como sendo as principais dificuldades com que se debatem. Essas percentagens correspondem, respetivamente, a aumentos de 9 pontos percentuais e 2 pontos percentuais, face ao observado no trimestre anterior. O terceiro fator mais notado, a escassez das matérias-primas e materiais de construção, foi identificado por 43% das empresas.

Quanto às obras privadas, o principal obstáculo apontado é o aumento dos preços das matérias-primas, energia e dos materiais de construção, indicado por 83% das empresas (82% no trimestre anterior), seguido da falta de mão-de-obra especializada, identificada por 82% (79% no primeiro trimestre), e por último, à semelhança do que foi observado nas obras públicas, a escassez de matérias primas e dos materiais de construção é apontado por 46% das empresas.