Arranca a construção do projeto Panattoni Park Porto Valongo

O empreendimento conta com dois edifícios, com áreas de 27.000 m2 e 47.000 m2.

A Panattoni, que atua no setor imobiliário logístico-industrial, lançou a primeira pedra para a construção do “Panattoni Park Porto Valongo”, um parque logístico de dois edifícios, localizado em Campo Valongo, no Porto.

O empreendimento, que possui áreas de 27.000 m2 e 47.000 m2 (em cada um dos edifícios), conta com um investimento superior a 50 milhões de euros, e é o primeiro da empresa no mercado português, sendo que deverá estar concluído em maio de 2024.

Os edifícios já começaram a ser desenvolvidos num terreno de 150.000 m2 e a construção tem características flexíveis, pelo que vai conseguir acolher plataformas logísticas ou de cross docking feitas à medida, em módulos a partir de 13.200 m2. Os edifícios vão ter mais de 130 cais de carga e terão uma altura livre mínima de 11,50m, sprinklers ESFR K25, uma área de manobra de 35 metros e uma carga estimada de 6 toneladas por m2, bem como uma área total de escritórios de 1.500 m2.

O parque tem acesso direto à A41 (circular do Porto) e está localizado a 2 km da A4 (que liga a área metropolitana do Porto à fronteira espanhola), que oferece uma ligação direta ao centro do Porto, e fica a apenas 25 minutos de distância. Deste modo, o “Panattoni Park Porto Valongo” oferece aos seus futuros inquilinos uma localização estratégica para todo o tipo de empresas que necessitem de proximidade à cidade, boas ligações e serviços de última milha, ou ao resto da península. Neste sentido, o projeto conta também com um parque de estacionamento, que tem capacidade para 600 veículos, bem como um parque de estacionamento para bicicletas.

Em linha com a estratégia de sustentabilidade da Panattoni “Go Earthwise with Panattoni”, o projeto vai contar com certificação BREEAM com o nível “Muito Bom”, de modo a garantir o bem-estar dos futuros inquilinos dos edifícios, a poupança nos custos de funcionamento e a minimização do impacto no ambiente. Além disso, vai ser instalada uma central fotovoltaica em cada edifício, um sistema de iluminação LED de baixo consumo e carregadores elétricos para fornecer energia limpa às frotas de distribuição elétrica.

De acordo com Gustavo Cardozo, Diretor-Geral da Panattoni para Espanha e Portugal, “Estamos muito satisfeitos por lançar a primeira pedra do nosso primeiro projeto em Portugal. Fizemos o maior investimento do sector no norte de Portugal, demonstrando o nosso compromisso a curto e longo prazo com o país. Este é, sem dúvida, o primeiro projeto de muitos”.