Aquisições e fusões registam redução de 20% até abril de 2021

Até abril foram registadas 108 transações e foi mobilizado um capital de 2,9 bilhões de euros.

Este é o resultado do relatório mensal de abril apresentado pelo TTR (Transactional Track Record), que mostra que o setor imobiliário é o mais ativo do ano, com 22 transações. Nos setores da Tecnologia e Internet, as aquisições estrangeiras aumentaram 17% no ano e em 2021 observou-se um aumento de 42% no número de transações de Venture Capital em comparação com o mesmo período de 2020

Entre janeiro e abril, o mercado transacional português registou um total de 108 transações e movimentou 2,9 bilhões de euros. Números que representam uma diminuição de 20% no número de transações em comparação ao mesmo período do ano anterior, bem como uma diminuição de 52% do capital mobilizado. Em abril, foram registadas 13 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, com um total de 406 milhões de euros.

No que concerne ao mercado Cross-Border, até abril de 2021 as empresas portuguesas escolheram Espanha como principal destino de investimento, com 4 transações. Em termos de valor, os Estados Unidos ganham destaque com valor total de 164 milhões de euros em transações.

Espanha e França, são os países que mais realizaram investimentos em Portugal, com 12 e 11 transações, respetivamente. Os Estados Unidos sobressaem com o valor de 640 milhões de euros.

Em comparação com mesmo período de 2020, as empresas norte-americanas que adquiriram empresas portuguesas aumentaram 14% em abri.  Enquanto as aquisições estrangeiras nos setores de Tecnologia e Internet aumentaram 17% em comparação a abril de 2020.

No que diz respeito aos fundos estrangeiros de Private Equity e Venture Capital que investem em empresas portuguesas, registaram uma diminuição de 20% até abril de 2021.

Foram assim contabilizadas 6 transações de Private Equity por um valor total de 200 milhões de euros. Registou-se uma diminuição de 40% no número de transações e de 75% do valor total em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Realizaram-se 27 operações no mercado de Venture Capital, no valor total de 773 milhões de euros, representando um aumento de 42% no número de transações.

No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 34 transações no valor de 584 milhões de euros no ano até abril, o que representa um aumento de 9% no número de transações e uma diminuição de 10% no total valor das transações, numa base anual.