Aquisições e Fusões movimentam 4,7 bilhões de euros no primeiro trimestre do ano

No mercado transacional português foram registadas 86 fusões e aquisições e um valor total de EUR 4,7 bilhões de euros, com destaque para o imobiliário, tendo em conta as transações com valor revelado.

Os números representam um aumento de 41% do valor movimentado e uma diminuição de 22% no número de transações em relação ao mesmo período de 2020.  São estes os dados do mais recente relatório do TTR (Transactional Track Record), em parceira com a Intralinks.

Destaca-se o setor Imobiliário, que é o mais ativo, desde o início do ano, com 19 transações, seguido pelos setores de Tecnologia e Financeiro e Seguros que apresentaram 10 operações cada.

No primeiro trimestre de 2021, os Estados Unidos aumentaram as suas aquisições em Portugal em 33%. Já em relação aos Fundos de Private Equity e Venture Capital estrangeiros em Portugal, estes investiram 20% menos do que no ano passado. Na Tecnologia, as empresas estrangeiras mantiveram o mesmo nível de atividade na comparação anual, com seis aquisições realizadas.

As empresas espanholas continuam a ser o principal investidor em Portugal e estiveram envolvidas em 11 operações até o fim de março. O segundo país que mais investiu em Portugal no trimestre foi França com 10 transações, e o terceiro mais ativo foram os Estados Unidos com oito operações em Portugal.

Quanto à atuação portuguesa no exterior, Espanha foi o destino favorito do trimestre, com quatro transações registadas até o fim de março. O segundo lugar onde Portugal investiu mais durante o primeiro trimestre foi os Estados Unidos e o Brasil com duas transações em cada país.

Os fundos de Venture Capital movimentaram um total 759 milhões de euros até o fim de março. Foram 14 transações representando um crescimento de 8%. O setor que mais atraiu investimentos foi o de Tecnologia com nove investimentos.

O TTR (Transactional Track Record) é uma plataforma tecnológico-financeira premium que oferece dados transacionais confiáveis e inteligência de mercado em tempo real, permitindo aos profissionais antecipar oportunidades e tomar as melhores decisões estratégicas. O Transactional Track Record)  agrega dados transacionais de milhares de fontes, fornecendo um recurso imprescindível para o seguimento de transações anunciadas, concluídas e canceladas, abrangendo todos os setores.