Aquila Capital anuncia o primeiro fundo logístico do sul da Europa

O fundo tem um volume alvo de investimento de 1,5 mil milhões de euros.

Em comunicado à Imprensa divulgado no seu site, a Aquila Capital anuncia a criação do seu primeiro fundo de investimento num conjunto de ativos logísticos no sul da Europa, incluindo Portugal. O Aquila Capital Southern European Logistics (ACSEL) tem um volume de investimento alvo de 1,5 mil milhões de euros com um rácio máximo de dívida (LTV) de 50%.

O ACSEL é lançado com um volume de capital comprometido de 330 milhões de euros angariado junto de investidores institucionais internacionais, incluindo a SCI Primonial Capimmo. O fundo aberto tem um pipeline de 9 novos ativos construídos, localizados em Itália, Espanha e Portugal e espera mobilizar o capital do “first close” no prazo de 18 meses.

O primeiro investimento já foi aprovado, um ativo logístico de 115.000 m2 na Azambuja, um centro logístico estratégico e central na área metropolitana de Lisboa. 70% do ativo foi pré-arrendado a um inquilino blue chip com um prazo de arrendamento de 20 anos.

“O fundo irá concentrar-se em propriedades logísticas modernas e eficientes em termos energéticos, construídas e operadas segundo os mais elevados padrões de eficiência energética e proteção ambiental, e que criam valor acrescentado ao combinarem sustentabilidade, condições de arrendamento atrativas e localizações estratégicas”, avança a Aquila no seu site.

“Os critérios de seleção incluem a proximidade de centros de transporte para minimizar as emissões de carbono relacionadas com o transporte e normas de construção sustentável que incluem a certificação BREEAM, a instalação de painéis fotovoltaicos no telhado e a compensação das emissões de CO2.”

Roman Rosslenbroich, CEO e co-fundador da Aquila Capital, comenta: “Vemos um interesse crescente entre os investidores institucionais por ativos imobiliários sustentáveis, incluindo centros logísticos. O fundo Aquila Capital Southern European Logistics fornece uma resposta a esta procura, concentrando-se nos mercados do sul da Europa onde vemos ainda muitas oportunidades devido à necessidade de espaço de armazenamento moderno e em grande escala. Os nossos investidores beneficiarão da nossa longa experiência imobiliária – um volume total de transações de 2,6 mil milhões de euros cobrindo uma área total de mais de 1.800.000 metros quadrados – bem como das vantagens de entrada antecipada no mercado devido às nossas equipas locais. Este segmento imobiliário corresponde às estratégias dos investidores e inquilinos, que consideram todos os critérios da ESG, para toda a sustentabilidade, como um valor fundamental e necessário para contribuir para a transição energética global”.