APR passa a Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts

O Turismo Residencial é um dos subsetores fundamentais do turismo em Portugal.

A Associação Portuguesa de Resorts anunciou ontem a alteração da sua denominação para APR – Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts. Com esta alteração, a estrutura pretende que o nome reflita de uma forma mais eficaz a atividade e missão da Associação e enfatize a importância do Turismo Residencial que continua a contribuir para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território e a posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

De acordo com o comunicado, a importância do Turismo Residencial para a economia está refletida na “Estratégia Turismo 2027”, aprovada pelo Conselho de Ministros, que define a estratégia para o Turismo em Portugal na próxima década. Esta estratégia define 10 Ativos Estratégicos sendo um deles o Ativo Emergente “Living- Viver em Portugal”.

O Turismo Residencial é um dos subsetores fundamentais do turismo em Portugal. Neste âmbito, abrange atividades diversificadas, complementares e interdependentes como a construção e venda de imobiliário turístico residencial, a manutenção e gestão dos empreendimentos turísticos, a prestação de serviços integrais de apoio aos numerosos residentes permanentes (segurança, limpeza, manutenção, alimentação, etc.), exploração turística das unidades e a promoção e gestão de serviços turísticos de saúde e bem-estar, desportivos e de lazer como golfe, ténis, desportos aquáticos e de natureza.

A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts destaca que o Turismo Residencial atrai e fixa no país novos residentes com elevado poder de investimento e de consumo. A associação estima que o impacto económico de cada novo residente em Portugal, em cinco anos, é superior a seis vezes o investimento inicial. Em 2019 foram adquiridos 19.520 imóveis por não-residentes no valor de 3.344 milhões de euros que produzirão, até 2024, perto de 20 mil milhões de euros de investimento direto, consumo e impostos.

Para Pedro Fontainhas, Diretor Executivo da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts: “A APR tem vindo a alargar o seu âmbito de atuação desde a sua fundação. Esta nova denominação é mais representativa do nosso propósito, é mais inclusiva em relação às atividades que a Associação desenvolve e encaixa naturalmente no Ativo Emergente “Living – Viver em Portugal” reconhecido na Estratégia do Turismo 2027. Por outro lado, a expressão Turismo Residencial é facilmente reconhecível em todos os mercados internacionais onde operamos e expõe de forma mais eficaz o âmbito da APR perante todos os nossos parceiros, entidades públicas e organismos oficiais.

A APR foi constituída com a finalidade de unir e fortalecer o sector do Turismo Residencial, tornando-o mais competitivo. Os seus principais objetivos são: A promoção e representação dos seus associados em Portugal e no estrangeiro; Produção de estudos/relatórios que ajudem a competitividade do sector; Facilitar a ligação com entidades públicas e organismos oficiais, tais como o Ministério da Economia, Secretaria de Estado do Turismo e Turismo de Portugal, fazendo ouvir os interesses dos seus associados e propondo medidas de natureza legislativa, fiscal e promocional; Desenvolver isoladamente ou com o Turismo de Portugal, campanhas internacionais de promoção de Portugal como destino de aquisição de segunda habitação.