Antiga Litografia Lusitana dá vida às novas instalações da Ascendi

O edifício da nova sede da Ascendi foi projetado pelo Arquiteto André Costa de Almeida.

É no lugar da Antiga Litografia Lusitana, no Porto, que nascem as novas instalações da Ascendi, dando assim um passo que inicia uma nova jornada na história do Grupo. O espaço funciona como um todo, em modo open space, com uma área bruta de 4122 m2.  As novas instalações promovem uma nova dinâmica de trabalho e a adoção de metodologias mais ágeis, fundamentais para os novos desafios e projetos da Ascendi.

Durante a cerimónia de inauguração, Luís Silva Santos, Presidente do Conselho de Administração da Ascendi sublinhou “decidimos (…) que o melhor era centralizar tudo num ponto, na cidade. Foi neste edifício, na antiga Litografia Lusitana, que visualizamos esta possibilidade e é com especial satisfação que aqui nos encontramos já instalados, passados que são apenas dois anos e meio após a nossa primeira visita a este local”.

Também presente na inauguração esteve Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, o autarca referiu que “a Ascendi escolheu não só vir para o Porto, mas também reabilitar um espaço que tem a sua história na cidade e isso enche-nos de orgulho. Fê-lo numa perspetiva de sustentabilidade, (…) com muita atenção à perspetiva ambiental. Ficamos extremamente contentes de hoje ver um edifício como este reabilitado, com estas condições e ocupado com as centenas de trabalhadores que já se encontram por cá há alguns dias e que certamente contribuirão e muito para animar esta zona da cidade”.

O edifício da nova sede da Ascendi, projetado pelo Arquiteto André Costa de Almeida, foi desenvolvido a pensar especialmente nas pessoas que o vão utilizar, para que todos estejam conectados e de forma a que a circulação de informação flua por todo o espaço, sem barreiras e com transparência.

Com mais de 20 anos de experiência, a Ascendi é uma entidade vocacionada para a gestão de ativos, operação e manutenção de infraestruturas rodoviárias e para a prestação de serviços de cobrança de portagens.