Análise da DBRS revela que setor do turismo vai recuperar totalmente

A agência de notação financeira DBRS Morningstar considera que o turismo português não vai recuperar totalmente este ano, mas atratividade do país irá manter-se após a crise pandémica.

Numa análise sobre o sector do turismo em Portugal, a DBRS antecipa mais um ano difícil para a atividade, dada a gravidade da crise pandémica global, que no país se encontra numa fase particularmente crítica.

A situação sanitária, o prolongamento das restrições no país, o atraso na disponibilização de vacinas na Europa e as limitações das viagens, são os principais fatores que podem atrasar a recuperação económica do país.

Mesmo assim, a agência refere que as caraterísticas que, antes da crise, tornaram Portugal atrativo para os visitantes a nível global irão manter-se durante muito tempo após a pandemia e refere que “o choque da covid-19 será temporário e não deverá resultar em mudanças estruturais no setor turístico português. Embora esta crise vá ter, inevitavelmente, graves consequências para muitos trabalhadores e empresas, particularmente os mais expostos à atividade, a procura turística em Portugal deverá regressar aos níveis pré-pandemia”.

A agência relembra ainda que entre 2010 e 2012, Portugal recebeu em média 14 milhões de não residentes por ano, número que chegou a 27 milhões de pessoas em 2019.