O Parque de Ciência e Tecnologia de Guimarães – Avepark, vai dispor de um edifício que se destinará ao alojamento de estudantes do Ensino Superior, segundo avançado pelo site da Câmara de Guimarães.
O programa funcional engloba instalações para alojamento, de vários tipos de unidades, desde 20 quartos individuais, 35 quartos duplos, 24 estúdios, quatro alojamentos T0, 22 de tipologia T1 e 5 de tipologia T2. Conta ainda com espaços comuns, como zonas de convívio, lazer e refeições, bem como espaços administrativos, espaços de apoio e espaços técnicos e de manutenção do edifício.
Este alojamento pretende constituir uma referência na cidade, bem como no país, como um edifício marcante na área da eficiência energética, sustentabilidade e inovação, sendo esse o motivo pelo qual se optou por um sistema construtivo modular e pré-fabricado, sendo utilizada madeira nas suas variadas versões.
Destacam-se nas principais características inovadoras deste edifício “net-zero”, a autossuficiência, em termos energéticos, com baixa emissão de CO2, baixos custos de manutenção e transformável ao longo do tempo.
O edifício para alojamento de estudantes do Ensino Superior vai ser construído pelo consórcio Agrupamento Lúcio da Silva Azevedo e Filhos, SA/ICONS – Indústria de Construção, SA, pelo preço contratual de 13.799.600,19€ + IVA, sendo financiado pelo PRR. O prazo de execução é 300 dias, a contar da consignação total ou da primeira consignação parcial, ou da aprovação do Plano e Segurança e Saúde, no caso desta última data seja posterior.