Almada International School nasce fruto de um investimento de 4,8 milhões de euros

Numa primeira etapa vão ser levantados três blocos de edifícios, com três valências, destinados a Creche, Jardim de Infância e Primeiro Ciclo.

O Almada International School, onde o processo de matrículas inicia este mês, tem abertura prevista para setembro, marcando o início do projeto no ano letivo 2023/24. Localizado no concelho de Almada, Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda, na Rua da Quinta da Genovesa, o novo colégio internacional conta com um investimento de 4,8 milhões de euros para a edificação da estrutura.

O AIS conta com uma área de construção de 2.500m2 (total do terreno é de 11.300m2). Numa primeira etapa vão ser levantados três blocos de edifícios, com três valências, destinados a Creche, Jardim de Infância e Primeiro Ciclo.

Inicialmente a capacidade de alunos será de 400: 60 Creche, 140 Jardim de Infância e 200 no 1º ciclo. A segunda fase vai começar em 2026/2027, com a extensão dos ciclos de ensino, 2º e 3º Ciclos, bem como Ensino Secundário, e um novo Pavilhão Desportivo. A abertura do AIS vai criar cerca de 45 novos postos de trabalho, todos eles diretos, na maioria qualificados, entre pessoal docente e não docente.

Os novos edifícios vão estar equipados com painéis fotovoltaicos e com uma gestão inteligente na retenção de água das chuvas, para utilização em regas e outros necessidades eventuais.

Quanto às energias e o seu consumo, vai haver uma solução luminotécnica eficiente que permite poupanças significativas.

O Almada International School é um colégio com uma visão holística do ensino, adaptado a um mundo onde a mudança é constante. O seu projeto educativo visa dotar os jovens com ferramentas que lhes permitam chegar mais longe academicamente, sem nunca esquecerem o meio ambiente, o respeito pelo outro e o seu autoconhecimento. Pretende-se educar para a globalização e, ao mesmo tempo, para o sucesso sustentável e equilibrado.

Em comunicado enviado ao Brainsre News Portugal, Rita Pimentel, Head of Admissions do Almada International School, e membro da Leadership Team, descreve este projeto como um sonho profissional, há muito ambicionado, “acredito numa escola e num sistema de ensino que contemple todas as dimensões do desenvolvimento da criança. Como mãe e como profissional de educação, perspetivo o crescimento dos meus filhos num mundo cada vez mais global, onde valores como o respeito, a bondade, a aceitação da individualidade, sejam acolhidos a par com uma formação académica de excelência. O AIS é um projeto educativo que propõe o acompanhamento integral da criança nas suas diversas vertentes, bem como a imersão num modelo de ensino verdadeiramente bilingue durante os primeiros anos de vida da criança. Conjugar estes fatores com uma relação de proximidade com a Natureza, mas sem descurar a ligação à Arte e à produção intelectual como um todo é algo que nos torna diferentes. Procuramos, igualmente, manter uma atenção extrema ao que de mais inovador vai acontecendo no mundo tecnológico, como é exemplo o estabelecimento da nossa parceria com a Kinderpedia, uma plataforma de gestão escolar que aposta na interatividade, mantendo o foco na relação próxima entre colégio e famílias, nas suas diferentes vertentes. Prevejo, por isso, que este projeto educativo possa merecer a confiança de muitas famílias que encontrarão no AIS uma resposta  educativa capaz de ir ao encontro das necessidades das suas crianças.”

O AIS vai promover atividades desportivas, artísticas, científicas e tecnológicas. Vai procurar ainda implementar atividades que promovam a sustentabilidade, a consciência ambiental e a regeneração ecológica, mobilizando parceiros locais, nacionais e eventualmente internacionais.

Será ainda um colégio com foco internacional, com currículo Cambridge, onde será promovida a participação de alunos e professores em projetos e atividades educativas e formativas no estrangeiro.

De acordo com Maria Flor Carrilho, Líder e Coordenadora da Equipa Pedagógica de Early Years, “o principal objetivo é assegurar que todas as crianças tenham um lugar feliz e seguro para brincar e aprender. Um espaço onde o ritmo e individualidade de cada um é respeitado. Trabalho em Educação Infantil desde 2008 e desde então acredito numa aprendizagem ativa, baseada nos interesses e curiosidade natural das crianças. Numa educação baseada na consciência e respeito pelo outro.”