Alemães representam em média 15% do investimento em imobiliário de luxo no Algarve

Na Quinta do Lago, o comprador alemão já representa cerca de 25% da procura.

O Algarve regista uma procura acentuada de investimento no imobiliário de luxo por parte de compradores alemães, segundo dados da Engel & Völkers, consultora imobiliária direcionada para o mercado de luxo.

De acordo com a consultora, os compradores de origem alemã representam em média 15% do investimento em imobiliário de luxo no Algarve, sendo a Quinta do Lago a zona mais procurada. O mercado alemão tem vindo a registar, nos últimos dois anos, um interesse crescente pela aquisição de imóveis em Portugal, com particular incidência na região do Algarve. Os alemães já representam em média 15% do total de compradores da imobiliária na zona sul do país. As suas preferências incidem sobretudo por propriedades de luxo, nomeadamente moradias isoladas e com amplos espaços interiores e exteriores, com vista para o mar ou envolvente de natureza e muitas vezes próximas de campos de golfe.

De acordo com os dados da Engel & Völkers, na zona de Faro-Tavira, o mercado alemão representa atualmente 8%. Quanto aos requisitos, os compradores alemães desta localização procuram sobretudo apartamentos com terraços amplos ou moradias isoladas que apresentam um estilo mais tradicional que se localizam no centro das localidades.

Já em Albufeira-Vilamoura, dos imóveis transacionados, 15% têm como compradores os clientes alemães, sendo que a procura incide principalmente em moradias com jardim e piscina e tipologias V3 e V4. O cliente alemão privilegia a privacidade e a envolvência com a natureza, preferindo zonas de baixa densidade.

As percentagens começam a subir, quando se trata da Quinta do Lago, onde o comprador alemão já representa cerca de 25% da procura. Esta nacionalidade tem preferência por propriedades de charme, com áreas muito amplas, jardins e vista para o mar. No caso de inexistência do último critério, é essencial para esta tipologia de compradores que o imóvel fique localizado perto de praias e de campos de golfe.

Em Portimão os alemães são também responsáveis por 8% das transações, sendo que em janeiro último se denotou um pico de que representou 14% das operações de venda de imóveis por esta imobiliária. Quanto ao tipo de propriedade preferida nesta zona, os clientes germânicos dividem-se entre moradias isoladas com construção interior moderna, piscina e vista mar ou quintas de construção tradicional, situadas em zona tranquilas.

A principal aposta da aquisição de imóveis por parte dos compradores alemães relaciona-se sobretudo com investimento imobiliário e destino de férias, ainda que cada vez mais se registe a transferência da residência para Portugal.